A grandeza do continente africano e a diversidade de etnias e culturas se revelam em variadas formas de manifestação artística visual. Dê 2 exemplos dessas manifestações culturais. *
Respostas
Resposta:
O continente africano é composto por culturas diferentes. Cada uma possui seu idioma próprio, tradições e formas artísticas distintas. O deserto do Saara atuou e atua como uma divisa natural entre o norte da África e o resto do continente. Há, ainda, troca culturais entre as duas zonas, que foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a Antiguidade. Os registros históricos e artísticos demonstram esse intercâmbio cultural. Assim, a arte africana é o resultado de um conjunto de manifestações artísticas produzidas por todos os povos da África ao longo da história, iniciando-se no período pré-histórico, nas formas mais antigas, que são as pinturas e gravações em pedra, na região do Saara.
Nesse continente, o objeto de arte é visto como funcional, criado para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, sempre voltado ao espírito religioso e ao uso diário, como os ornamentos e tecidos.
Estilo muito popular é o "Shetani", o qual representa árvores de famílias, mostrando a tradição da união familiar; são várias pessoas esculpidas em um só pedaço de madeira....
A presença do tema da figura humana mostra a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. Outros temas retratados refletem o cotidiano dos povos como, por exemplo, a religião, animais da floresta, cenas das tradições do povo.
No norte da África, predominam as características islâmica na arte, assim como a influência cultural e artística do Egito Antigo.
Atualmente, com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, várias formas de arte têm sido divulgadas por entre as diversas culturas africanas. As principais são:
Escultura
Máscara
Música
- Música Contemporânea na África do Sul
- Influências da Música Africana
Dança
Pintura
- Pintura Corporal
- Pintura Mural
- Pintura em Tela
- Influência da Arte Visual Africana
Arquitetura
Grafismo e Simbologia
A arte africana chegou ao Brasil com os escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Chegando aqui, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar uma nova arte, a afrobrasileira.
Escultura
As esculturas são modeladas em argila, terracota, ouro e bronze, porém a madeira é um dos materiais mais usados. As esculturas mais antigas são da cultura Nok (cerca de 500 a. C.), no território onde atualmente se encontra a Nigéria. Nos séculos XII e XIII, em Ifé, os artistas conseguiram atingir a perfeição na arte do retrato em barro cozido e em bronze. Essa técnica também foi passada para Benin. A habilidade técnica representou-se de forma tão naturalista que, acredita-se, inspirous a arte da Grécia Antiga.
Explicação: