Respostas
é uma das fases da Lua. Ocorre quando o ângulo Terra - Lua - Sol é aproximadamente reto, de modo que vemos apenas cerca da metade do disco lunar, no período em que a parte iluminada está em crescimento. No hemisfério norte, a metade direita do disco está iluminada, enquanto no hemisfério sul, a metade esquerda do disco ilumina-se durante esta fase
Resposta:
Explicação:
A Lua é o satélite natural da Terra, que realiza duas rotações distintas: ao redor da Terra e sobre o próprio eixo. A superfície lunar é rochosa e não apresenta uma atmosfera de proteção contra os raios solares. Assim não seria possível que a vida humana se desenvolvesse nela.
As crateras que a Lua apresenta são decorrentes de corpos celestes que se chocam contra ela. Quando a colisão acontece, as rochas derretem na superfície lunar. As manchas escurecidas que esse processo causa são chamadas de mares. Como a Lua não emite luz própria, só podemos enxergá-la graças aos raios solares, que refletem nela.
A incidência do Sol é o que forma cada uma das quatro fases da Lua. Conforme o satélite se movimenta ao nosso redor, os raios solares o ilumina de jeitos diferentes. A lua crescente é formada quando ela está aproximando-se do lado no qual está o Sol. Antes dela, prevalecia a lua nova, sem iluminação solar.
Segundo a biologia, essa mudança de fases da Lua é responsável por trazer alterações nas marés. Esse fenômeno é causado pela diferença entre as forças gravitacionais que a Lua e o Sol exercem sobre a Terra. Durante a fase crescente, a força gravitacional da Lua é quase anulada em comparação a do Sol, formando marés baixas em um nível um pouco mais alto do que o normal.