Conhecendo o artista
Hermeto Pascoal (1936) é um músico multi-instrumentista arranjador e compositor nascido em Lagoas. Reconhecido internacionalmente por suas habilidades hermeto é autodidata, ou seja, aprendeu a tocar sem ajuda de professores. Iniciou com o acordeon e, a partir daí, passou a tocar diversos instrumentos ponto final interessado e atento a diferentes Fontes sonoras começou a explorar o som de objetos e nunca mais parou.
Responda observando a ilustração abaixo:
1) qual objeto hermeto está utilizando como instrumento musical
2) em sua opinião que tipo de som esse instrumento produz
Respostas
Resposta:
bos esdudos
Explicação:
Os sons da natureza fascinaram Hermeto desde pequeno. A partir de um cano de mamona de jerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os pássaros. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no acordeão e no pandeiro.[3]
Mudou-se para o Recife em 1950, e foi para a Rádio Tamandaré. De lá, logo foi convidado, com a ajuda de Sivuca (acordeonista conhecido), para integrar a Rádio Jornal do Commercio, onde José Neto já estava. Formaram o trio O Mundo Pegando Fogo e, segundo Hermeto, ele e seu irmão estavam apenas começando a tocar acordeão, ou seja, eles só tocavam o acordeão de 8 baixos até então.
Porém, por não querer tocar pandeiro e sim acordeão, foi mandado para a Rádio Difusora de Caruaru, como refugo, pelo diretor da Rádio Jornal do Commercio, o qual disse-lhe que "não dava para a música". Ficou nessa rádio em torno de três anos. Quando Sivuca passou por lá, fez muitos elogios sobre o Hermeto ao diretor dessa rádio, o Luís Torres, e Hermeto, por conta disso, logo voltou para a Rádio Jornal do Commercio, em Pernambuco, ganhando o que havia pedido, a convite da mesma pessoa que o tinha mandado embora. Ali, em 1954, casou-se com Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e teve seis filhos: Jorge, Fabio, Flávia, Fátima, Fabiula e Flávio. Foi nessa época também que descobriu o piano, a partir de um convite do guitarrista Heraldo do Monte, para tocar na Boate Delfim Verde. Dali, foi para João Pessoa, onde ficou quase um ano tocando na Orquestra Tabajara, do maestro Gomes.
Em 1958, mudou-se para o Rio de Janeiro para tocar acordeão no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e, em seguida, piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos e, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior. Durante muitos anos em que viveu no Rio de Janeiro, Hermeto Pascoal morou no Bairro Jabour, na zona oeste da cidade. O documentário "Hermeto Campeão", realizado em 1981 pelo cineasta húngaro-brasileiro Thomas Farkas, foi filmado na residência do músico no Bairro Jabour,[4] local de onde saiu apenas quando mudou-se para Curitiba.[5]
Primeiros grupos e carreira nos Estados Unidos
Atraído pelo mercado de trabalho, transferiu-se para São Paulo em 1961. Depois de um tempo formou o grupo Som Quatro, juntamente a Papudinho no trompete, Edilson na bateria e Azeitona no baixo. Nesse período passou a dedicar-se mais aos instrumentos de sopro, sobretudo a flauta. Com este grupo gravou um LP. Em seguida integrou o Sambrasa Trio, com Cleiber no baixo e Airto Moreira na bateria. No disco do Sambrasa Trio Hermeto registrou uma composição sua intitulada Coalhada.
Com o florescimento dos programas musicais de TV nasceu o Quarteto Novo, em 1966, com Hermeto no piano e flauta, Heraldo do Monte na viola e guitarra, Théo de Barros no baixo e violão e Airto Moreira na bateria e percussão. O grupo inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica, participando de grandes festivais de música e programas da TV Record, onde acompanharam Edu Lobo na vitoriosa canção Ponteio, no Terceiro Festival de Música Popular Brasileira. Além disso, Hermeto ganhou vários prêmios como arranjador. No ano seguinte gravou o LP Quarteto Novo, pela Odeon, em que registrou suas composições O Ovo e Canto Geral, com Geraldo Vandré.
Em 1969, a convite de Flora Purim e Airto Moreira, viajou para os Estados Unidos e gravou com eles dois LPs, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Nesta época conheceu Miles Davis e gravou com ele duas músicas: Nem Um Talvez e Igrejinha.
Década de 1970
De volta ao Brasil, em 1973 gravou o LP A Música Livre de Hermeto Pascoal, com seu primeiro grupo:
Anunciação - percussão e bateria
Nenê - bateria e piano
Alberto - contrabaixo
Mazinho - sax alto, sax tenor
Hamleto - sax tenor e flauta
Bola - sax tenor e flauta.
Em 1976 retornou aos Estados Unidos, onde gravou o álbum Slaves Mass (Missa dos Escravos) e realizou mais alguns trabalhos com Airto e Flora. No Brasil, participa do álbum Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara, de Taiguara, álbum que seria lançado, mas recolhido das lojas pelos militares.[6]
Em 1977 criou um grupo fixo e coeso numa sólida formação com os músicos:
Nenê (Realcino Lima Filho) - Bateria
Pernambuco - Percussão
Itiberê Zwarg - Baixo
Rose Marie Pidner- Percussão e voz
Jovino Santos Neto - Teclados
Cacau de Queiroz - Saxofones e flautas
Nivaldo Ornelas - Saxofones e flautas.[7]
Com esta formação gravou os álbuns Trindade (1977), Zabumbê-bum-á (1978) e Montreux ao vivo (1979).
Carreira internacional
Resposta:
letra a
Explicação:
plurall