Respostas
Resposta:
Pré-homérico:
O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.
HOMÉRICO
Com a invasão dos povos dórios nas regiões gregas, a sociedade da época sofreu no período anterior a diáspora grega (dispersão de diversos povos), visto a maneira violenta que eles tomaram e destruíram diversas cidades da Hélade grega.
ARCAICO
Com o fim do período homérico e do declínio das comunidades patriarcas dos genos, a expansão das cidades-estado dominou esse período da história grega.
Estudos apontam que nesse período existiam mais de cem cidades-estados na Grécia Antiga.
CLÁSSICO
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos.
Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental. Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália. Essas cidades ganhavam esse nome, cidade-estado, pois cada uma delas tinha autonomia política para criar sua própria forma de governo
Começa a despontar a democracia, principalmente na cidade de Atenas, e também a surgir uma sistematização das legislações.
HELENÍSTICO
A cultura helenística ficou caracterizada pela acumulação de conhecimentos das mais variadas civilizações que Alexandre conquistou. Todas essas civilizações, como a egípcia, a indiana e a persa, foram absorvidas pelos gregos durante o período alexandrino, resultando em uma profícua rede de intercâmbio cultural.O helenismo, ou período helenístico, estendeu-se durante séculos, permanecendo até mesmo na época em que o Império Romano passou a se tornar a grande potência civilizacional. A concentração de sabedoria que o Império de Alexandre soube erigir constituiu a base, inclusive, para os estudiosos muçulmanos e cristãos na Idade Média, bem como para os renascentistas dos séculos XIV e XV.