Respostas
Resposta:
O TETO Brasil busca trabalhar lado a lado com moradores de comunidades para construir moradias mais dignas, promover a educação de crianças e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros. Parte de uma organização presente em 19 países, a organização atua há 10 anos no Brasil e neste tempo já construiu mais de 3.000 casas emergenciais e desenvolveu cerca de 30 projetos comunitários.
Criada em 2013 durante a pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes, da UFMG, o Arquitetas da Periferia tem a missão de promover a inclusão da mulher nas decisões sobre a construção da casa. Para tanto, a organização apresenta práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras, além de oferecer um microfinanciamento para que essas mulheres conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. Hoje As Arquiettas da Periferia atua nas comunidades Dandara e Eliana Silva e conta com três arquitetas, duas estudantes de engenharia, uma mestre de obras e voluntárias na área de psicologia e comunicação.
Parte da organização internacional Habitat for Humanity, fundada em 1976 e presente em 70 países, a Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental. Para tanto, ela organiza ações de construção, reforma e melhoria de casas, além da regularização urbanística e fundiária de assentamentos. Presente no Brasil há 26 anos a ONG afirma já ter ajudado cerca de 60 mil pessoas.