Respostas
Resposta:
A proclamação da Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. "Significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública. Tanto é que dois anos depois, o Brasil já tinha sua primeira constituição", explica Carla Ferretti, professora de História do Brasil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Até hoje há controvérsias entre os estudiosos a respeito da data da Independência e mesmo do papel ativo de D. Pedro I para que ela se efetivasse. "Houve uma pressão muito grande para que isso acontecesse", diz a professora. Isso porque os proprietários rurais e de escravos temiam perder a liberdade econômica que ganharam com a vinda da família Real em 1808 e a abertura dos portos. Quando D. João VI voltou para Portugal em 1820, o clima político indicava que o Brasil sofreria um cerceamento de liberdade novamente.
ESPERO TER AJUDADO !!
A independência do Brasil de Portugal em 1822, trouxe vantagens para o País que conseguiu se ver livre das ordens da Coroa Portuguesa e pode construir a sua própria identidade, abrindo espaço para estabelecer sua própria administração, constituição e organização, de modo que todos esses fatores trouxeram benefícios para o país
A independência do Brasil:
O Brasil se tornou independente de Portugal, em 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro I deu o grito “Independência ou Morte” às margens do Rio Ipiranga.
A independência do Brasil ocorreu sob o contexto, em que a família real portuguesa após a invasão de Portugal pela França de Napoleão, veio para o Brasil e elevou o país a condição de vice-reino.
Em 1821, Dom João regressa a Portugal e é pressionado a rebaixar novamente o Brasil à condição de Colônia, algo que não foi aceito pela elite local que junto com Dom Pedro proclamou a independência do Brasil.
Leia mais sobre a Independência do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/46947189
#SPJ2