2- Existem 3 vozes verbais: Ativa, Passiva e Reflexiva. Explique cada uma delas e de exemplos de
situações no dia a dia onde podemos usá-las.
Respostas
Resposta:
A voz ativa ocorre quando o enunciado evidencia que o sujeito pratica a ação (também chamado de sujeito agente). Nesse caso, o sujeito é aquele que executa, de modo ativo, a ação ocorrida no enunciado, portanto, o agente fica em evidência. ex: O rapaz ouve a moça no rádio.
Voz passiva analítica
Ao contrário da voz ativa, a voz passiva evidencia o sujeito que sofre determinada ação (o chamado sujeito paciente). Logo, a voz passiva pode ser usada para evidenciar não o agente, e sim quem está sendo impactado por ela. ex:A moça é ouvida pelo rapaz no rádio.
Voz passiva sintética
Como o nome já diz, a voz passiva sintética só difere da voz passiva analítica por ser mais “resumida”. Ela utiliza o pronome apassivador “se” para sintetizar a ideia de que algo “é/está feito por alguém. ex: Alugam-se apartamentos.
Voz reflexiva
Muitas vezes, produzimos enunciados em que o sujeito executa a ação em si mesmo, ou seja, ele é o sujeito agente por executar a ação E o sujeito paciente por sofrer a própria ação executada. Nesses casos, ocorre a voz reflexiva. Para que essa ideia fique clara, podemos utilizar o verbo seguido da construção “a si mesmo”, isto é, “ao próprio sujeito”. Por exemplo:
“Ele penteou a si mesmo.”
Porém, podemos simplificar o enunciado apenas utilizando os pronomes oblíquos, que se ligam ao verbo e passam a mesma mensagem:
“Ele se penteou.”
Explicação:
Resposta:
*Voz Passiva: É usada quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal. Indica, assim, que o sujeito gramatical é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva. *Voz Ativa: A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. *Voz reflexiva: O sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, ou seja, pratica e recebe a ação ao mesmo tempo.
Explicação:
*Exemplo na voz passiva: A casa toda foi aspirada por nós.
Sujeito: A casa toda
Verbo auxiliar: foi
Verbo principal: aspirada
Agente da passiva: por nós. *Exemplo na voz Ativa: O professor reprovou Cristiano.
O professor: sujeito que pratica a ação da frase
Reprovou: verbo na voz ativa; a ação praticada pelo sujeito: reprovar Cristiano. *Exemplo na voz reflexiva: O menino se cortou com a faca.
Na frase acima, “o menino” é o sujeito que pratica a ação verbal de se cortar e também que recebe essa mesma ação.
O sujeito da voz reflexiva é um sujeito agente e paciente ao mesmo tempo.