• Matéria: Português
  • Autor: jgmlobo06
  • Perguntado 6 anos atrás

Preciso de um resumo bom sobre o livro Sem fôlego, quem puder me passar pf, pra hojeeee.
VALENDO 35 PONTOS​

Respostas

respondido por: loucchimochi
62

Resposta:

Em 1977, Ben sente-se solitário e deslocado após a morte da mãe. Quando encontra um objeto que acredita ser a pista para a identidade e paradeiro do pai que nunca conheceu, o garoto não hesita em fugir dos tios e atravessar o país em busca de respostas. Em 1927, Rose tem saudades da mãe famosa e vive cercada pelas rígidas regras de seu pai. Cansada da situação, a garota foge para encontrar a mãe, jornada dificultada por sua condição de deficiente auditiva. Ambas as aventuras levam os protagonistas para Nova York, cada um em sua época.

Separados por cinco décadas, a mudança de tempo é marcada por linguagens distintas. A história de Ben é contada em texto, enquanto a de Rose apenas com imagens. Mudança que também faz alusão as distinções entre o mundo falado e o silencioso de quem não pode ouvir. As aventuras são narradas de forma intercalada, reforçando o paralelo entre as duas jornadas, que tem suas características distintas, mas também divide experiências, locações e temas. Afinal, ambas as histórias falam da busca por seu lugar no mundo e compreensão de quem realmente a gente é.

Ben e Rose visitam os mesmos lugares, se encantam por coisas semelhantes. É nessas descobertas, e no paralelo entre elas, que reside todo o charme da obra. Mostrando que apesar dos tempos, nossos principais dilemas são os mesmos, encontrar o lugar a que pertencemos, encarar nossos medo e conhecer nossa história.

Explicação:

respondido por: eusoulindo50
30

Resposta:

Em 1977, Ben sente-se solitário e confuso após sua mãe bibliotecária morrer em um acidente. O menino começa a viver com seus tios até que em meio a uma noite de tempestades, quando estava visitando o antigo chalé de sua mãe Ben encontrou um medalhão no formato de um coração, do qual em possuía a foto de um homem cujo nome era Daniel, além do número do homem.  Também encontrou um marcador de paginas com dedicatória á sua mãe que veio da livraria KINCAID, da qual ficava em Nova York.  Ben acreditou serem as pista para a identidade do pai, que nunca conheceu. Bem imediatamente tentou ligar ao número, mas um trovão lhe acertou e deixou-lhe surdo dos dois ouvidos. No dia seguinte o garoto não hesita em fugir dos tios e ir até Nova York em busca de respostas. Em Nova York Ben fez até mesmo um amigo, durante uma ida á um museu, seu amigo possuía problemas diferentes dos seus, pois possuía um pai, mas ele não lhe dava atenção, durante o tempo que fez esta amizade ele estava a procura da livraria KINCAID, descobriu que seu amigo que fingia estar lhe ajudando a encontrar a livraria já sabia onde ela ficava, mas não lhe disse anteriormente por medo de perde-lo, já que iria morar com seu pai. Após esta descoberta os dois se resolveram e o amigo mostrou a Ben onde ficava a livraria. Em 1927, Rose tem saudades da mãe, uma famosa estrela do cinema e vive cercada pelas rígidas regras de seu pai. Cansada da situação, a garota foge para encontrar a mãe, cuja também morava em Nova York, que não deu importância para sua presença, embora a fosse uma jornada dificultada por sua condição de deficiente auditiva. A menina então vai até um museu onde deixa diversas cartinhas dizendo que quer pertencer a um lugar, até que foi encontrada por seu irmão Walter. A mulher encontra Ben anos depois, quando já estava velha, na livraria KINCAID, quando Ben vai até lá em busca de seu pai. (Para deixar claro a mulher era a avó de Ben e o dono da livraria era seu avô.)

Separados por cinco décadas, a mudança de tempo é marcada por linguagens distintas. A história de Ben é contada em texto, enquanto a de Rose apenas com imagens. Mudança que também tenta demonstrar as distinções entre o mundo falado e o silencioso de quem não pode ouvir. As aventuras são narradas de forma intercalada, reforçando o paralelo entre as duas jornadas, que tem suas características distintas, mas também divide experiências, locações e temas. Afinal, ambas as histórias falam da busca por seu lugar no mundo e compreensão de quem realmente a gente é.

Ben e Rose visitam os mesmos lugares, se encantam por coisas semelhantes. É nessas descobertas, e no paralelo entre elas, que reside todo o charme da obra. Mostrando que apesar dos tempos, nossos principais dilemas são os mesmos, encontrar o lugar a que pertencemos encarar nossos medo e conhecer nossa história.

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES:  

Ben achava antes de encontrar as pistas que seu pai era o Major Tom, herói de uma música da qual sua mãe tinha lhe mostrado, mas mudou de idéia quando observou os olhos do homem da foto, pois eram iguais aos seus.

Se não fosse pelo trovão Ben nunca teria achado sua vó e seu avo em nova York.

Perguntas similares