Respostas
Resposta:
Essa classificação se dá a partir da forma como é feita a descrição. Entretanto, tenha algo importante em mente: é possível encontrar textos que mesclam o ponto de vista objetivo e subjetivo de descrição.
Objetivo
Descrição precisa, sem expressões pessoais do observador. Esse ponto de vista não abre possibilidades de interpretações variáveis.
Exemplos: resumos que não permitem comentários pessoais, dicionários, notícias, etc.
Subjetivo
Permite juízo de valor por parte do observador, ou seja, comentários pessoais sobre o objeto descrito. Abre possibilidades de interpretações.
Exemplos: trechos de resenhas de livros e obras literárias.
Para identificar tais pontos de vista, é preciso ler atentamente o texto e procurar definir se há impressões pessoais por parte do observador ou não.
Estrutura do texto descritivo
Antes de mais nada, é preciso salientar que um texto pode, sim, ser inteiramente descritivo. Contudo, na maioria das vezes, há pinceladas descritivas em meio a um grande texto com vários outras características.
A descrição, assim como qualquer outro tipo de texto, apresenta uma estrutura composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. A função dessa estrutura se divide por:
Introdução: apresentação do objeto descrito.
Desenvolvimento: caracterização desse objeto, seja de forma objetiva ou subjetiva.
Conclusão: finalização da descrição.
Essa estrutura funciona muito bem para relatos, por exemplo. Entretanto, na literatura, pode acontecer de essa ordem não ser respeitada e a caracterização vir antes da apresentação do objeto.
Em todo caso, é necessário estar atento ao objetivo do texto. Esse é o primeiro passo para saber como ler, interpretar ou fazer um texto descritivo.
Exemplos
Para finalizar, vamos ler alguns exemplos de textos descritivos objetivos e subjetivos?
Texto descritivo de uma pessoa
Objetivo:
“Ana tem olhos castanhos e cabelos cacheados e escuros. Atualmente, está cursando Direito na USP e fazendo estágio num escritório de advocacia. Ana é uma jovem inteligente, pois passou no primeiro vestibular.”
Subjetivo:
“Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.” (Dom Casmurro – Machado de Assis)
Texto descritivo de paisagem
Objetivo:
“O céu está bem azul, sem nenhuma nuvem. Há pássaros voando sobre o mar e pescadores trabalhando em seus navios. Na areia, muitas pessoas tomando banho de sol – algumas lendo seus livros, outras brincando com crianças.”
Subjetivo:
“Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. [..] As portas das latrinas não descansavam, era um abrir e fechar de cada instante, um entrar e sair sem tréguas.” (O Cortiço – Aluísio Azevedo)
Texto descritivo de um objeto
Objetivo:
“O vaso de plantas é preto com ornamentos gregos. Ele tem um formato arredondado e é bastante comprido. Nele, cabe uma quantidade considerável de flores, mas, vazio, também serve como decoração.”
Subjetivo:
“Era nesse mesmo aposento que havia, encostado à parede oeste, um gigantesco relógio de ébano. Seu pêndulo ia e vinha num tique-taque lento, pesado, monótono. Quando o ponteiro dos minutos completava a volta do mostrador, e a hora estava para soar, saía dos brônzeos pulmões do relógio um som limpo, alto, agudo, extremamente musical […].” (A máscara da morte rubra – Edgar Allan Poe)
Agora que você já sabe como é um texto descritivo objetivo e subjetivo, que tal produzir um pouco?
Helena Montemezzo
Apaixonada pelas letras e defensora da educação. Às vezes professora, às vezes teacher, aluna pra sempre. Formada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
COMPARTILHE
ESCRITO POR
Helena Montemezzo
Sobre Privacidade Conosco
© 2020 CONTTEUDO MEDIA GROUP