Leia o texto a seguir, que apresenta a insatisfação da população pernambucana com a presença da Corte portuguesa no Brasil.
Os pernambucanos se sentiam particularmente injustiçados pela escolha do Rio de Janeiro para capital da Corte e depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, porque entre eles ainda predominava a ilusão de que o nordeste era o responsável pela exportação da maior riqueza colonial, o açúcar. [...] Alegavam ainda que a importância de sua luta contra os holandeses lhes garantia direitos especiais não respeitados pela monarquia. [...]
O descontentamento dos pernambucanos em 1817 desembocaria em um movimento revolucionário que chegaria à ação com lutas contra o poder real e se estenderia pelos arredores de Pernambuco. Os conspiradores queriam, entre outras coisas, cortar os laços com a monarquia portuguesa (e, consequentemente, deixar de pagar-lhe impostos) e instituir um regime republicano na região.
De acordo com o texto e seus conhecimentos, assinale as alternativa correta.
A
Para os pernambucanos, era importante preservar a monarquia portuguesa, pois esta era garantia da manutenção das relações comerciais com outras nações da Europa.
B
A revolta em Pernambuco espalhou-se rapidamente pela Colônia, atingindo seu objetivo de lutar contra o poder real.
C
A Revolução Pernambucana defendia a independência da Colônia e a expulsão da Família Real portuguesa.
D
Entre os motivos de insatisfação dos pernambucanos, estavam o pagamento de altos impostos, a escolha do Rio de Janeiro como capital da Colônia e o monopólio comercial dos portugueses sobre o açúcar.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
letra C
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás