Leia o texto abaixo.
A hora do planeta
Apagar a luz de casa pode ser um ato corriqueiro, mas, no dia 26 de março passado, a iniciativa tinha um significado maior. Ao todo, 123 cidades brasileiras ficaram às escuras por uma hora, solidárias à campanha A hora do planeta. Criada pela WWF-Austrália em 2007, a iniciativa foi uma maneira simbólica que a organização não governamental – comprometida com a conservação da natureza – encontrou para mobilizar a sociedade e seus governantes quanto ao aquecimento global. É um exemplo de que é possível trazer para a prática uma ideia que começou na internet, defende a superintendente do WWF-Brasil, Regina Cavini, coordenadora nacional da campanha. “As redes sociais hoje abrem espaço para as pessoas se mostrarem proativas e exercerem o ativismo nas redes. No entanto, a internet ainda é uma ferramenta nova e não aprendemos a usá-la em todo seu potencial”, diz Regina [...].
Apesar de investir nesse enfoque, a ativista não acredita que a internet seja o futuro do ativismo ambiental. “A ferramenta não vai substituir [...] a prática, mas fazer parte do dia a dia, como um importante aliado [...]”. No próximo ano, A hora do planeta está prevista para o dia 28 de março, das 20h às 21h. Fique ligado! Ou melhor, desligado.
LEDÓ, Maria Júlia. Revista do Correio, 27 nov. 2011. (P100155E4_SUP)
(P100158E4) Nesse texto, o trecho em que o autor estabelece contato direto com o leitor é:
A- “Apagar a luz de casa pode ser um ato corriqueiro,...”. (1º parágrafo)
B- “... a iniciativa tinha um significado maior.”. (1º parágrafo)
C- “... 123 cidades brasileiras ficaram às escuras...”. (1º parágrafo)
D- “‘A ferramenta não vai substituir [...] a prática,...’”. (3º parágrafo)
E- “Fique ligado! Ou melhor, desligado.”. (3º parágrafo)
Respostas
Nesse texto, o trecho em que o autor estabelece contato direto com o leitor é: “Fique ligado! Ou melhor, desligado.”. (3º parágrafo). Por esse motivo, a resposta correta é a letra E.
A única alternativa que apresenta um direcionamento ao leitor é a E, pois percebemos o uso da forma verbal "fique". Está no modo imperativo, pois indica um direcionamento.
As outras opções não apresentam uma interlocução. Isso pode ser percebido, pois não há nenhuma forma verbal direcionada à segunda pessoa, isto é, ao receptor da mensagem.
Predomina-se, então, no item D, a função conativa ou apelativa da linguagem, visto que a ênfase é no receptor.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/8522381
BONS ESTUDOS!
ESPERO QUE EU TENHA AJUDADO!
Resposta:
“Fique ligado! Ou melhor, desligado.”. (3º parágrafo)
Explicação: