Um corpo de massa 4 kg é abandonado de uma altura de 320 m em relação ao solo. A aceleração da gravidade no local vale 10m/s². A energia cinética ao atingir o solo, em J é igual a:
Respostas
Resposta:
12.800 J
Explicação: Como ocorre conservação de energia, a Energia potencial gravitacional no momento em que o corpo foi abandonado é igual à Energia cinética quando o corpo atinge o chão. Então, EP = EC.
Logo: EP = m x g x d
4 x 10 x 320
12.800 J
A energia cinética do corpo ao atingir o solo é de 12.800 J.
Dados:
Resistência do ar desprezível
Determinar:
O sistema analisado é conservativo, uma vez que não há dissipação de energia (resistência do ar desprezível). Neste tipo de sistemas, temos que a massa e a energia mecânica do corpo são constantes durante todo o trajeto realizado por ele.
A energia mecânica é igual a soma de todas as energias relacionadas com o seu movimento. Nesta situação, o corpo possui energia potencial gravitacional, pois inicialmente se encontra a 320 m de altura em relação ao solo e energia cinética, pois ele desenvolve uma velocidade devido à ação da aceleração da gravidade durante a sua queda.
Desta forma, temos pela conservação de energia mecânica que:
Na condição inicial, podemos considerar que o corpo parte do repouso, ou seja, . Consequentemente a sua energia cinética nesta condição também é nula.
Já na condição final, temos que o corpo está em contato com o solo, ou seja, . Consequentemente, a sua energia potencial gravitacional nesta condição também é nula.
Substituindo estas considerações na equação da conservação de energia mecânica juntamente com a definição de energia potencial gravitacional no estado inicial, temos que a energia cinética do corpo ao atingir o solo será de:
Obs.: Caso desejassemos determinar a velocidade do corpo ao tocar no solo, bastaria substituir a definição de energia cinética na relação anterior, de modo que:
Mais sobre o assunto em: https://brainly.com.br/tarefa/36803595