A empresa em que você trabalha está considerando a possibilidade de obter certificações ISO a fim de melhor tratar seus processos internos. Estudando a norma internacional ISO/IEC 38500, publicada pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), você observou que essa norma apresenta os princípios que norteiam a estruturação da Governança de TI na organização.
Avaliando o documento, você chegou a algumas conclusões sobre a importância e a finalidade dessa certificação.
Considerando o objetivo principal da ISO/IEC 38500 para as organizações, julgue as afirmativas a seguir, marcando V para verdadeiro e F para falso.
[ ] - Seu objetivo é conceber os planos de negócio que envolvam a expansão dos negócios da empresa.
[ ] - Do objetivo principal decorrem ações como o mapeamento dos ativos de TI, utilizados em prol da missão organizacional.
[ ] - Trata-se de uma normatização que se destina a incluir todos os segmentos da empresa no processo decisório organizacional.
[ ] - Destina-se a permitir a mudança comportamental dos que compõem a organização e, também, da cultura organizacional.
Respostas
Resposta:
Falsa - Seu objetivo é conceber os planos de negócio que envolvam a expansão dos negócios da empresa.
Verdadeira - Do objetivo principal decorrem ações como o mapeamento dos ativos de TI, utilizados em prol da missão organizacional.
Falsa - Trata-se de uma normatização que se destina a incluir todos os segmentos da empresa no processo decisório organizacional.
Verdadeira - Destina-se a permitir a mudança comportamental dos que compõem a organização e, também, da cultura organizacional.
Explicação:
Os princípios – Responsabilidade, Estratégia, Aquisição, Desempenho, Continuidade e Comportamento Humano – visam permitir a mudança comportamental daqueles que representam a organização, a TI e, por consequência, a própria organização. A adoção do processo de governança é uma mudança cultural e comportamental, interna e externa. Em consequência, ações como mapear ativos de TI, conceber planos de negócio e incluir segmentos no processo decisório são decorrentes do emprego dos princípios, e não seu objetivo primordial.