5) Um indivíduo com 80 kg de mas está andando em uma roda-gigante que descreve uma circunferência vertical de 10 m de raio a uma velocidade escalar constante de 6,1 m/s. Determine o módulo da força normal exercida pelo assento sobre o indivíduo quando ambos passam pelo ponto mais alto (Fna) da trajetória circular e pelo ponto mais baixo (Fnb). Respectivamente: Considere g= 9,8 m/s ao quadrado
Respostas
Quando um corpo descreve um movimento circular, a força resultante que age nesse corpo aponta sempre para o centro da trajetória, essa resultante é chamada então de força centrípeta (Fc).
Em razão dessa força centrípeta, o corpo adquire uma aceleração centrípeta (ac) dada por:
Essa aceleração não altera o módulo da velocidade, mas sim sua direção.
Seguindo a 2ª Lei de Newton, a força centrípeta será dada então por:
A partir desse ponto, acompanhe com auxilio do desenho anexado.
Como podemos ver na figura, no ponto mais alto da trajetória, temos a força Peso (P) da pessoa apontando para baixo e a reação Normal apontando para cima.
Como a resultante centrípeta aponta para baixo (o centro da trajetória), P terá modulo maior que N, logo o módulo de N vale:
No ponto mais baixo da trajetória, novamente, temos a força Peso (P) da pessoa apontando para baixo e a reação Normal apontando para cima, no entanto a resultante centrípeta aponta agora para cima (o centro da trajetória). Para essa resultante, P terá modulo menor que N, logo o módulo de N vale: