Elabore um texto dissertativo (30/40 linhas, divididas em quatro parágrafos – um para cada item abaixo e um (menor) para a conclusão.
1- Estabeleça a relação do Renascimento (levando em conta inovações provocadas em seu contexto) com o descobrimento do Brasil e como a visão mercantilista de época se apresenta na Carta de Pero Vaz de Caminha. Cite trecho da carta que justifique a resposta.
2- Situe Gonçalves Dias em seu período literário, contexto histórico, a imagem do índio em sua produção poética. Cite um exemplo extraído de um poema pesquisado.
3- Situe José de Alencar em seu período literário, contexto histórico, qual a imagem do índio, por exemplo, em O Guarani. Cite um exemplo extraído de algum trecho de obra pesquisada.
4- Faça uma conclusão para a dissertação.
Respostas
Resposta:
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio. E, como não poderia deixar de ser, tais mudanças trouxeram novas formas de viver e de pensar o mundo, o que resultou num amplo movimento artístico e científico chamado de Renascimento.
AS NOVAS TECNOLOGIAS E A CIÊNCIA
O crescimento do comércio e da produção artesanal estimulou a invenção de novas tecnologias, para que se pudessem alcançar maiores lucros. Essas inovações tecnológicas partiam da exploração da natureza, da observação e de experiências cada vez mais rigorosas, originando o que chamamos hoje de Ciência.
Os novos cientistas eram contratados tanto pela burguesia quanto pelos reis, pois estes últimos buscavam a melhoria de seus equipamentos militares a fim de se imporem como potência política (formação das Monarquias Nacionais). Novos maquinários foram introduzidos nas oficinas manufatureiras, além do grande investimento na indústria náutica, já que era através dos mares que o comércio europeu mais se expandia.
Uma outra novidade dessa época foi a introdução dos algarismos arábicos na cultura européia. Esse conhecimento foi desenvolvido no Oriente e trazido para a Europa por mercadores. A utilização dessa “ferramenta” de cálculo facilitou a contabilidade (e enriquecimento) da burguesia e, também, possibilitou o desenvolvimento do pensamento abstrato entre os cientistas.
Dentro desse espírito inventivo, em pouco tempo os cientistas desenvolveram as primeiras noções modernas da Matemática, da Óptica, da Mecânica, da Engenharia, da Medicina e da Astronomia. Os principais expoentes desse período foram: Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Johannes Kepler e Andreas Vesálio.
Primeiro parágrafo: comparações entre o renascimento e a descoberta do Brasil, além da visão mercantilista da época e um trecho que comprove. Segundo parágrafo: falar sobre o autor solicitado, falar sobre o contexto histórico, falar sobre a visão do índio nesse contexto e na visão do autor e um trecho que comprove isso.
Além disso, o máximo que se pede é 40 linhas, ao ultrapassar isso já perde ponto. E uma dica, é sempre você colocar as referências, de onde tirou as informações e tudo mais. Em todos os trabalhos.