Descreva os tipos de dança da atualidade, fazendo uma análise dos motivos que fazem as pessoas dançarem nos dias de hoje.
Respostas
Se você odeia academia, dançar pode ser divertido e saudável. Não é à toa que a humanidade pratica essa atividade há tanto tempo. Além de melhorar nosso humor, os movimentos corporais aliados à música e aos sons fazem bem ao corpo. É possível até mesmo tentar praticar em casa.
A dança é uma atividade física que melhora a disposição para o dia-a-dia, segundo um estudo brasileiro. “Pode proporcionar ao indivíduo que a pratica força muscular, estética corporal e autoestima”, dizem os autores Romolo Falcão Marbá, Geusiane Soares da Silva e Thamara Barbosa Guimarães, especialistas em educação física.
De acordo com Helena Tania Katz, professora do curso de comunicação das artes do corpo e do programa em comunicação e semiótica da PUC-SP, a dança é “um pensamento do corpo”. “A dança, vindo não se sabe muito bem de onde, oferece ao corpo dons insólitos”, diz.
Agora que você conhece alguns benefícios, conheça cinco tipos de dança e suas principais características. Depois, você já pode sair bailando por aí:
Balé
A mais clássica de todas as danças ensina os movimentos básicos para que você possa se dar bem em outras modalidades, como a dança contemporânea.
Dança de salão
Aprender dança de salão significa, basicamente, arrasar naquele baile. Quem pratica, costuma se apaixonar.
Dança do ventre
Além de sensual, a dança do ventre fortalece a musculatura do centro do corpo, como o abdômen.
Fitdance
Esta é uma tendência que empolga e faz muito sucesso por usar músicas e movimentos atuais, levando a uma grande queima de calorias.
Zumba
Febre das academias, essa dança inspirada em ritmos e movimentos latinos diverte e emagrece.