Respostas
Resposta:
Quando as grande navegações começaram, tinha ocorrido um processo de centralização do poder político nas mão do rei. Isso gerou as chamadas "monarquias absolutistas". Estas, (também chamadas monarquias nacionais) procuravam fortalecer seu poder adotando medidas econômicas para aumentar a riqueza do reino. O conjunto dessas medidas é chamado "mercantilismo". Algumas de suas principais características são:
-metalismo: defendia que a riqueza de um Estado era medida pela quantidade de ouro e prata acumulada nos cofres do governo.
-balança comercial favorável: as exportações deveriam ser maiores que as importações, evitando a saída de metais do reino
-colonialismo: exploração de territórios fora da Europa, onde as coroas poderiam obter produtos de alto valor no mercado europeu.
-protecionismo alfandegário: cobrança de pesadas taxas sobre os produtos importados, para proteger os similares produzidos no reino ou trazidos das colônias.
As práticas mercantilistas garantiram o enriquecimento de vários Estados europeus. Elas também estimularam uma grande competição entre os países, que buscavam enriquecer cada vez mais.
Explicação: