1-
Qual a crítica principal do FMI, de acordo com a reportagem?
2- Quais os problemas ocasionados pela desigualdade social citados na reportagem?
Respostas
Resposta:
1- Países que têm se submetido a políticas de austeridade (contenção de gastos e aumento de impostos) previstas pelo FMI.
Explicação:
2- “O aumento da desigualdade prejudica o nível e a sustentabilidade do crescimento” ; “Mesmo que o crescimento seja o único ou principal objetivo da agenda neoliberal, os defensores dessa agenda devem prestar atenção nos efeitos de distribuição”.
Resposta:
1- De acordo com a reportagem, a principal crítica refere-se às consequências das adoções de políticas neoliberais, como a abertura sem controle para o capital estrangeiro (“forte aumento dos fluxos de capital”), o aumento da desigualdade social, além da diminuição de gastos públicos (“rigidez orçamentária dos governos”).
2- A desigualdade social, ocorrida no sistema neoliberal, é considerada fruto da diminuição de políticas públicas em função da maior rigidez orçamentaria. E em função desse desequilíbrio social ocorre um “prejuízo do nível e da sustentabilidade do crescimento”, pois não há um crescimento equilibrado, prejudicando os mais ricos em detrimento dos mais pobres, que perdem o amparo do Estado.
espero ter ajudado <3