• Matéria: Geografia
  • Autor: marimelloni
  • Perguntado 6 anos atrás

O que foi a guerra Madista ?

Respostas

respondido por: bobjoaorocha
2

Resposta:

Na sequência da invasão de Maomé Ali, em 1819, o Sudão era governado por administração egípcia. Este sistema colonial era sentido pelo povo do Sudão, devido aos pesados impostos e pelas tentativas egípcias de acabar com o tráfico de escravos. Em 1870, um clérigo muçulmano chamado Maomé Amade pregou a renovação da fé e da libertação da terra, e começou a atrair seguidores. Logo em seguida houve uma revolta aberta contra os egípcios, Maomé Amade se auto-proclamou o Mádi, o redentor prometido do mundo islâmico. O então governador do Sudão, Raufe Paxá, enviou duas companhias de infantaria, com uma metralhadora para prendê-lo. Os capitães das duas companhias tiveram promoções prometidas se os seus soldados fossem os únicos a devolver o Mádi para o governador. Ambas as companhias desembarcaram do navio que os trouxera do Rio Nilo até Abba e se aproximaram da vila do Mádi em direções distintas. Chegando em simultaneamente, as duas forças começaram a disparar às cegas, permitindo que os seguidores do Mádi atacassem e destruíssem as forças, uma em cada turno.

O Mádi, em seguida, começou uma retirada estratégica para Cordofão, onde estava a uma maior distância da sede do governo de Cartum. Este movimento, que se escondia como uma marcha triunfal, incitou muitas das tribos árabes a se levantar em apoio da jiade que Mádi tinha declarado contra os "Turcos Opressores". Outra expedição egípcia expedidos em Kodok havia sido emboscada e abatida na noite de 9 de Dezembro.

O governo egípcio do Sudão, agora profundamente preocupado com a dimensão da revolta, reuniu uma força de quatro mil soldados sob o comando de Iúçufe Paxá. Esta força aproximou-se do recolhimento Madista, cujos membros eram mal vestidos, tinham fome, e eram armados apenas com paus e pedras. No entanto, o excesso de confiança suprema levou o exército egípcio em campo dentro da vista do exército do Madista sem postar sentinelas. O Mádi comandou um ataque na madrugada de 7 de Junho que massacrou um exército. Os rebeldes ganharam vastos estoques de armas, munições, roupas militares e outros suprimentos.

Explicação:

respondido por: rersnan9002
2

Resposta:

A Guerra Madista foi uma Guerra Colonial travada no final do Século XIX. O confronto foi inicialmente travado entre sudaneses Madistas e egípcios e mais tarde com as forças britânicas. Também foi chamado o Guerra Anglo-Sudanesa ou Revolta do Sudão Madista. espero ter ajudado :)

Explicação:

Perguntas similares