Respostas
Resposta:
Entre as causas da expansão marítima europeia temos o comércio com o oriente, que gerava grandes lucros aos Europeus durante o período das Grandes Navegações. A queda de Constantinopla também impulsionou indiretamente, visto que essa cidade era um entreposto comercial que ligava o comércio do oriente com o ocidente.
Quando os turmo-otomanos tomaram a cidade, o comércio europeu foi prejudicado. Além disso, entre as demais causas da expansão marítima europeia temos os avanços na cartografia, o desenvolvimento das Caravelas e demais avanços na tecnologia marítima e de navegação, a exemplo da bússola.
Espero ter ajudado!
Resposta:
formação dos estados modernos centralizados, a ascensão da burguesia mercantil, e o interesse em se expandir as zonas de influência para, dessa forma, ampliar o mercado e a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV.
Explicação:
As principais causas da expansão marítima europeia foram a formação dos estados modernos centralizados, a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV e o interesse em se expandir as zonas de influência para, dessa forma, ampliar o mercado.