Leia o texto com atenção para responder todas as questões desta atividade:
POR QUE O OUVIDO PRODUZ CERA?
A cera produzida pelas chamadas glândulas ceruminosas não é sujeira, é proteção! A cera é produzida pelo ouvido para impedir que partículas estranhas e microrganismos entrem no canal auditivo e causem infecções. Ela também protege o revestimento desse canal – que é a porta de entrada dos sons que ouvimos.
Em geral, o ouvido cuida da sua própria limpeza. Quando há um excesso de cera, ele trata de expulsar. Logo, é só a cera que vemos do lado de fora da orelha que devemos limpar, mas... com todo o cuidado! Quem usa cotonetes ou outros tipos de instrumentos prejudica a autolimpeza do canal auditivo. Aliás, muitas vezes esses instrumentos até empurram a cera para dentro do canal e isso faz com que ela se acumule. O resultado pode ser uma otite, isto é, uma dor de ouvido resultante de uma infecção.
Mas é bem verdade que, assim como há pessoas que transpiram mais que outras, há aquelas que produzem uma quantidade de cera além do normal. Em alguns casos, é necessário que o médico otorrinolaringologista – especialista em ouvido, nariz e garganta – realize a lavagem do canal auditivo. A limpeza consiste em injetar água dentro do canal usando uma seringa metálica. Não precisa se espantar porque não dói nada. Este procedimento é muito importante, pois o excesso de cera pode se transformar num obstáculo à passagem das ondas sonoras e provocar a diminuição da audição.
A-Contar uma história sobre as causas das dores de ouvido.
B-Explicar por que o ouvido produz cera.
C-Dar instruções que ajudam as pessoas não terem cera nos ouvidos.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
olá daime ola
Explicação:
oi tudo bem maravilha tudo legal
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás