1) Após o parto, a mulher sofrerá automaticamente um processo onde o seu corpo retornará às condições normais de antes da gravidez. Quanto a esse processo, podemos dizer que: *
1 ponto
a) Ele pode ser chamado de organogênese e é marcado pelo retorno do ciclo menstrual
b) Ele se chama puerpério e é marcado pelo retorno das condições mentais, fisiológicas e hormonais da mãe
c) Ele se chama puerpério e é marcado pelo retorno da menstruação
d) Ele se chama metabolismo e é caracterizado pela início da amamentação
2. Analise as afirmativas abaixo a respeito do aleitamento materno. I. Crianças que não incluem leite materno têm maiores riscos de morrer por diarreia, por doenças respiratórias e por outros tipos de infecções quando comparadas às que apresentam apenas leite materno sem complementos. II. A prática da amamentação exclusiva é recomendada até os quatro meses de vida e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares até os dois anos de vida ou mais. III. Aos 6 meses de idade, a mulher deve suspender a alimentação do bebê e introduzir a alimentação sólida. IV. O leite materno é um alimento completo que supre todas as necessidades do bebê. São verdadeiras como afirmativas: *
1 ponto
a) Apenas I, II e III
b) Apenas I, III e V
c) Apenas I, IV
d) Apenas II e IV
Respostas
Resposta:
Resposta:B)Ele se chama puerpério e é marcado pelo retorno das condições mentais, fisiológicas e hormonais da mãe
2:I,IV
Explicação:
Respondendo a cada item do enunciado:
1) A alternativa que melhor responde a essa questão é a letra b).
O puerpério é a fase que dura aproximadamente 45 dias após o parto, em que a mulher recupera a normalidade da atuação de seus órgãos internos e em particular, volta com as suas condições mentais, fisiológicas e hormonais de antes do parto.
2) A alternativa que melhor responde a essa questão é a letra c).
A assertiva II está errada pelo fato de que a OMS e outras entidades recomendam a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, não 4.
A assertiva III está errada pelo fato de que os alimentos sólidos só devem ser introduzidos a partir dos 9 meses de idade, não 6.