Respostas
Resposta:
Como qualquer outro desporto, o bungee jumping utiliza um equipamento próprio. Além das presilhas, engates e cintos, que são também utilizados na prática do alpinismo, o bungee jumping utiliza cordas elásticas, cordas essas que são essenciais para a segurança e o sucesso do salto. Existem quatro tipos de cordas, que variam consoante o peso da pessoa que vai fazer o salto. Todas as cordas têm um tempo de vida útil de aproximadamente 1200 saltos. Depois de alcançarem este limite, são imediatamente substituídas.
As cordas são testadas e aprovadas para aguentarem até 4000 kg. Entrelaçada no seu interior, têm uma corda de nylon com capacidade até 2500 kg, que tem aproximadamente um metro a mais de comprimento do que a corda elástica esticada, o que torna o salto mais seguro, uma vez que, se a corda elástica se romper, há ainda a de nylon.
Algumas das empresas que organizam este tipo de saltos utilizam também um colchão de ar que é colocado no chão para maior segurança.
Equipamentos necessários para a prática do Bungee Jumping, sempre verifique que a empresa que irá te ajudar a realizar o salto tenha em mãos:
Fitas tubulares de nylon 2000KN (safety line) · Bungee cords = cabos construídos com 3 à 6 mil fios de elásticos paralelos com uma safety line ligando as extremidades usando o sistema zig-zag
Mosquetões de aço (qualquer outro tipo de material é proibido, por não ser resistente à impactos)
Seat harness (cadeirinha de alpinismo)
Ankle harness (tirantes especialmente desenvolvidos para fixar os tornozelos dos jumpers ao cabo elástico)
Cabos de aço ou cordas estáticas 16mm para ancoragem
Cordas estáticas 12mm para resgate
Freio “Rack” para resgate
Fitas tubulares de nylon para resgate
Faca
Kit de primeiros socorros
Rádios de comunicação pessoal