A Contrarreforma ou Reforma Católica, é o movimento criado pela Igreja Católica a partir de 1545, e que, segundo alguns autores, teria sido uma resposta à Reforma Protestante (de 1517) iniciada por Martinho Lutero. Na sua opinião, as Igrejas ou as religiões, influenciam nas decisões das pessoas, no sentido de torná-las boas? Ou seja: Uma pessoa se torna melhor pela religião? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Sim
Explicação:
As religiões podem influenciar de forma positiva nas pessoas. Cada religião tem seus ensinamentos, e a partir desses ensinamentos, as religiões podem tornar as pessoas em pessoas melhores. Como por exemplo na religião católica, se segue os ensinamentos de jesus Cristo, como o perdão etc. Na religião budista, se segue os ensinamentos de Buda, e assim vai, cada religião tem seus ensinamentos, que são seguidos pelos seus crentes. (Não que todos os crentes, necessariamente sigam os ensinamentos de sua religião)
Resposta:
Sim e não.
Explicação:
A igreja foi construída com o sentido de trazer ensinamentos de Jesus ao povo, porém, a humanidade com sua "natureza" pecadora, acabou corrompendo e ao invés de ensinar, só lucravam a custa de pessoas de baixa renda. O intuito era bom, no começo, mas não deu muito certo. Seria o mesmo que falar que o Socialismo é bom, e ele é, na teoria só. Hoje em dia tem mudanças? Sim tem! mas ainda há os gananciosos hipócritas que servem de mal exemplos dentro de instituições religiosas. Mas, há espíritos bons que salvam pessoas, e as tornam boas. Mas é muito difícil, é mais fácil você ver um "padre" cometendo adultério, do que ver um padre salvando vidas (A triste realidade). Entretanto, devemos ter fé de que as coisas vão melhorar, e nós jovens, devemos nos empenhar, porque o futuro é nosso, devemos moldá-lo da melhor forma possível.
Conclusões: Sim a igreja (ou religião), pode torna uma pessoa boa, porém, é muito difícil de se ver, e sempre que vimos agimos como se não fosse nada. Nos acostumamos a ver as coisas como ela são, e ninguém tem a coragem de desafiar o sistema que abrange o mundo, porque tem medo de que não se torne lucrativo. Infelizmente o mundo é movido pelo lucro, ninguém pensa em praticamente mais nada. Século XV E XVI, já reinava esse sistema, hoje só está um pouco disfarçado de outra coisa, mas praticamente nada mudou.
Foi pessoal a dissertação, fiz com base em dados históricos e o que se pode ver no mundo hoje em dia.