As populações indígenas do atual Bra-
sil desenvolveram o costume de realizar
representações artísticas por meio da
pintura corporal e da arte plumária. Ex-
plique, com suas palavras e com base
no conteúdo, quais as funções desses
hábitos culturais para as sociedades tra-
dicionais brasileiras.
preciso muito da resposta, pff
Respostas
Resposta:
A arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras do índio expressar a sua cultura. Cada tribo indígena possui comportamentos e costumes próprios que as diferenciam uma das outra. Logo, isso também interfere na maneira como eles produzem sua arte.
Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e rituais.
Para desenvolver a arte, os índios também fazem uso de outros elementos complementares, como a madeira, miçangas, palmas, sementes, cipó, couros, ossos, casaca de coco, dentes, conchas, garras, etc.
Os índios brasileiros foram os primeiros habitantes encontrados no país pelos colonizadores portugueses. Inclusive, durante o descobrimento do Brasil, os portugueses ficaram deslumbrados com tamanha criatividade. Contudo, eles apreciavam a arte de maneira não agradável, que era explorando os índios ou realizando permutas em troca de trabalho escravo.
Elementos da arte indígena brasileira
Já que foi possível aprender de que maneira a arte indígena brasileira se expressa, é hora de conhecer as peculiaridades de cada uma dessas criações.
Cerâmica indígena
A cerâmica é uma arte indígena brasileira típica da tribo de Marajós, localizada na Amazônia. Para os marajoaras e também as outras tribos que a produzem, a cerâmica possui um valor simbólico, pois muitas delas eram usadas para guardar corpos de entidades importantes da tribo.
Contudo, até os dias atuais ainda são produzidas urnas funerárias feitas em cerâmicas, além de outros produtos, como: pratos, vasos, brinquedos, potes, estátuas, esculturas, instrumentos, entre outros. A arte marajoara inclusive se destaca por produzir um tipo de cerâmica com qualidade e rara beleza.
As mulheres são as grandes produtoras desse tipo de arte. Em período de seca, elas coletam o barro das margens do rio. Para dar liga, elas acrescentam outros componentes orgânicos e minerais, com por exemplo pó de madeira.
Algumas tribos gostam de aprimorar a cerâmica com diferentes desenhos. Um fato curioso na produção de cerâmicas é que a maiorias dos índios que produzem essa arte não utilizam a roda do oleiro como suporte, e mesmo assim conseguem belas criações.
Pintura corporal indígena
A pintura corporal é, sem dúvidas, a arte indígena brasileira mais representativa dos índios. Isso porque ela não busca apenas um valor estético, mas a sim a transmissão de valores culturais de cada tribo.
Ela é muito utilizada durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando a posição hierárquicas das entidades mais importantes da tribo.
Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.
Dentro dos rituais, os desenhos buscar relatam momentos e sentimentos específicos. As pinturas mais elaboradas pertenciam a cultura dos Kadiwéus. Além disso, cada tribo aplica os seus costumes nos desenhos. Existem grupos que optam por pintar as crianças diferente dos adultos.