Respostas
Resposta:
A Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei n.º 3.270, foi promulgada 28 de setembro de 1885, garantindo liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos seus proprietários o pagamento de indenização.
Explicação:
espero ter ajudado
A Lei dos Sexagenários foi uma lei assinada em 28 de setembro de 1885 que determinava que todos os escravos que completassem 60 anos ou que já haviam superado essa idade estavam livres da escravidão.
- Pontos negativos da Lei dos Sexagenários:
Apesar dessa lei ser considerada uma das principais contra a abolição da escravidão, ela não foi benéfica para os escravos que seriam contemplados com sua alforria.
Esse fato ocorreu porque a expectativa dos cativos muitas vezes não passava dos 40 anos. As condições trabalhistas naquela época eram precárias (muitos chegavam a adoecer, falecer, ou ficar muito desgastado) além disso, tinham os castigos físicos geralmente em praças públicas (para intimidar os escravos) que muita das vezes eram letais. A alimentação precária também colaborava para exaustão de muitos.
Podemos dizer que a Lei dos Sexagenários foi mais benéfica para os Senhores do Engenho em relação aos escravos visto que, africanos com idade superior a 60 anos eram considerados um "fardo" devido a exaustão de muitos anos em condição de cativo, possivelmente eles não iriam aguentar os trabalhos pesados da época ou seja, esses escravos geralmente rendiam mais prejuízos aos Senhores de Engenho.
Para Saber Mais Sobre a Lei dos Sexagenários acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/3290879
https://brainly.com.br/tarefa/1333614