• Matéria: História
  • Autor: laineantunes36
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual a relação entre o ILUMINISMO, a Independência das Treze Colônias (EUA) e a Revolução Francesa? simplifique sua resposta

Respostas

respondido por: juliafbueno201ovgvgk
1

Resposta:

primeiro entendamos o que era cada uma:

ILUMINISMO:movimento intelectual do sXVIII, caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico, o que implica recusa a todas as formas de dogmatismo, esp. o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais; Filosofia das Luzes, Ilustração, Esclarecimento, Século das Luzes.

TREZE COLÔNIA:As 13 colônias eram povoações instaladas pelos britânicos, na costa leste da América, no decorrer do século XVII.

Os colonos se fixaram entre o oceano Atlântico e os montes Apalaches, constituindo o embrião dos futuros treze estados americanos.

Situadas no litoral atlântico, as treze colônias se desenvolveram de maneira distinta entre si e marcaram profundamente a formação dos Estados Unidos.

REVOLUÇÃO FRANCESA: A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e contou a participação dos camponeses e das classes urbanas que viviam na miséria.

Em 14 de julho de 1789, os parisienses tomaram a prisão da Bastilha desencadeando profundas mudanças no governo francês.

No final do século XVIII, a França era um país agrário, com a produção estruturada no modelo feudal. Para a burguesia e parte da nobreza era preciso acabar com o poder absoluto do rei Luís XVI.

Enquanto isso, do outro lado do Canal da Mancha, a Inglaterra, sua rival, desenvolvia o processo de Revolução Industrial.

Explicação:

Os colonos ingleses usaram os ideais iluministas como base para escrever a declaração dos direitos e para reivindicar contra os impostos, baseando-se no liberalismo de Jhon Lock e Adam Smith.

O contexto da origem da primeira “Árvore da Liberdade” pode ser encontrada na História das Treze Colônias Inglesas, que deram origem aos Estados Unidos da América.

Em 1765 os colonos da Boston se reuniram em torno de uma casa em que havia uma grande árvore de Olmo para fazer protestos contra a Lei do Selo e contra todos os novos impostos criados pelos ingleses após o término da Guerra dos Sete Anos.

O Olmo é uma espécie de árvore nativa da Europa, muito utilizada para a produção de madeira, fabricação de móveis em também na construção naval.

É interessante notar que os costume de plantar “Árvores da Liberdade” também aparece durante a Revolução Francesa.

Na França as árvores da liberdade simbolizavam a luta contra o absolutismo e contra a Sociedade de Antigo Regime.

Na verdade, as “árvores da liberdade” transformaram-se em símbolos das principais ideias defendidas pela filosofia iluminista tanto da América do Norte, nas Guerras de Independência dos Estados Unidos; quanto na Europa, durante a Revolução Francesa.

Perguntas similares