Pesquisar sobre a origem da ginástica circense, suas modalidades e sua importância no processo de desenvolvimento humano
Mim ajuda por favor
Respostas
Resposta:
Conclusão
A ginástica deveria ser trabalhada no contexto escolar, pois dentro da Educação Física ela é importante para o aluno, seja no aspecto motor, social, cognitivo e até mesmo afetivo.
O fato da ginástica abranger todos os músculos do aluno, faz com que ele adquira uma maior flexibilidade, equilíbrio e força muscular. E tudo isso é conseguido de uma maneira que elas adoram.
Embora as vantagens da ginástica escolar sejam muitas, deve-se tomar um cuidado especial com a evolução dos exercícios. Deve seguir uma sequencia pedagógica adequada. Assim, todas as crianças terão um desempenho similar, não favorecendo uma comparação negativa entre elas e que pode gerar uma certa frustação e isolamento, contrariando um dos grandes benefícios da ginástica escolar que é o desenvolvimento afetivo e social.
O professor de Educação Física que se propõe a trabalhar com ginástica deve estar atento, pois se tratar de um exercício físico de muita complexibilidade e coordenação, e principalmente, por ser trabalhado com crianças, há um grande risco de que ocorram lesões devido a prática incorreta. Esta lesão além de atrasar o desenvolvimento da criança, pode ser também um estímulo a prática deste esporte.
A boa prática da ginástica escolar está também muito ligada ao apoio da escola. Deve dar totais condições de trabalho ao professor de Educação Física, fornecendo a ele local, aparelhos e materiais adequados para a prática segura das atividades.
Devido a todos os seus benefícios, expostos neste trabalho, a ginástica escolar vem crescendo de uma maneira considerável. Devido a sua grande repercussão, competições escolares vêm sendo criadas na modalidade da ginástica geral para todas as idades. Muitos alunos que tiveram ginástica como contexto da Educação Física escolar, hoje são ginastas profissionais.