Respostas
O que é epidemia?
A epidemia é a classificação dada a doenças infecciosas e transmissíveis que se espalham em um curto espaço de tempo para outros locais, causando um surto. O surto é caracterizado como o aumento rápido no número de casos de uma doença em uma determinada região, de forma não esperada pelas autoridades de saúde. Exemplos de doenças epidêmicas são o ebola na África Ocidental, em 2014 e 2018, a sífilis e o sarampo, atualmente no Brasil.
Ela pode acontecer em vários níveis. Assim, é considerada uma epidemia municipal quando vários bairros acusam casos da doença; uma epidemia estadual quando várias cidades daquele estado possuem notificações de novos casos, e por fim, uma epidemia nacional quando várias regiões do país têm notificação de casos da doença.
Doenças epidêmicas
A história da humanidade foi marcada por algumas doenças epidêmicas, como a peste negra, a cólera e a gripe espanhola, que fizeram inúmeras vítimas.
Recentemente, a sífilis passou a ser epidemia no Brasil, o que está relacionado, entre outros fatores, ao menor uso de preservativos nas relações sexuais, contribuindo para a sua transmissão entre as pessoas. O sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) são doenças que estavam controladas no país, mas que hoje constituem surtos, principalmente pela negligência na vacinação das crianças.