• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Karatchuk
  • Perguntado 6 anos atrás

A partir das teorias pedagógicas, é possível compreender de que forma o sujeito se apropria do conhecimento – se é inato, transmitido ou construído –, da mesma forma que, a partir da análise dos diferentes processos de aprendizagem pelos quais passa um sujeito ao longo da vida, é possível concluir de que forma ocorreu a aquisição do seu conhecimento segundo o inatismo, o empirismo e o interacionismo.

Lucas tem 25 anos, é fisioterapeuta e, atualmente, trabalha em uma clínica multidisciplinar de cuidados com a saúde. Desde os primeiros anos de vida, ele se mostrou uma criança muito observadora, inteligente e dinâmica.

Ele começou a falar e a andar no primeiro ano de vida e, na escola, não apresentava maiores problemas com relação à aprendizagem, pois tinha muita facilidade para compreender, se apropriar e repetir o que a professora ensinava. A família de Lucas (pai, mãe e irmão mais velho) sempre foi uma incentivadora diante dos projetos e dos desafios enfrentados por ele nas diferentes fases de seus estudos.

Logo que ingressou na universidade, o rapaz já se empenhou na pesquisa e, assim, foi ampliando e construindo novos conhecimentos, inclusive publicou diversos artigos importantes dentro de seu campo de conhecimento. Como já está finalizando o mestrado, Lucas recebeu a seguinte proposta:
Considerando as características apresentadas na história, descreva de que maneira cada teoria (inatismo, empirismo e interacionismo) defende o próprio ponto de vista diante do percurso de aprendizagem e construção do conhecimento de Lucas.

Anexos:

Respostas

respondido por: castrojoao16
20

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Teoria do inatismo

De acordo com o inatismo, Lucas desenvolveu as suas aprendizagens a partir de si próprio, visto que o conhecimento é algo inato, instalado no espírito. Lucas já tinha o conhecimento, pois o conhecer vem de dentro; na verdade, emergiu do interior do jovem, portanto, é algo verdadeiro, sólido.

Teoria do empirismo

Segundo o empirismo, Lucas, ao nascer, veio desprovido de qualquer conhecimento ou sabedoria, visto que a sua alma estava limpa, sem nada, intacta. Porém, em contato com a realidade sensível (objetos, ambiente, cheiros, gostos, sons), Lucas teve acesso ao conhecimento, se apropriando e se preenchendo.

Teoria do interacionismo

​​​​​​​Conforme aponta o interacionismo, Lucas, ao se inserir em uma família, em um grupo de amigos, em uma escola e em uma universidade, acabou se integrando com outros sujeitos e, consequentemente, com a cultura e a diversidade, de modo que esta é fundamental para as aprendizagens, as mudanças, os avanços, as transformações e o desenvolvimento.

MINHA RESPOSTA

inatismo vai levar em consideração o desenvolvimento biológico, empirismo vai com os aspectos de analise de raciocínio, já interacionemos leva em consideração a construção histórica

Explicação:

respondido por: silgabi18
3

Resposta:

Teoria do Inatismo. Lucas aprende com ele mesmo, pois o conhecimento é inato e instalado no espírito. Lucas já tem o conhecimento, porque o saber vem do coração, na verdade é gerado na juventude, por isso é real e sólido.  

Teoria empírica: Segundo o empirismo, Lucas nasceu sem nenhum conhecimento ou sabedoria, pois sua alma está limpa, intacta. Porém, ao ser exposto à realidade sensível (objetos, ambiente, cheiro, paladar, som), Lucas adquire conhecimento e se enriquece.

Teoria de interacionismo.  Como aponta o interacionismo, quando Lucas se integra à família, amigos, escola e universidade, ele finalmente se integra a outras disciplinas e esta é a base para o aprendizado, a mudança, o progresso, a transformação e o desenvolvimento.

Explicação:

Perguntas similares