Hong Kong foi cedida à Inglaterra após a guerra do ópio e no final do século XX, devolvida à China. Atualmente Hong Kong é um foco de tensão política. Explique a partir de uma pesquisa na internet a razão desse problema político.
Respostas
Resposta:
Há exatamente vinte anos, em 1º de julho de 1997, o Reino Unido devolvia Hong Kong à China e e encerrava um domínio de mais de 150 anos sob o território.
Passadas duas décadas, algumas coisas mudaram, mas Hong Kong ainda se divide entre aqueles favoráveis à soberania absoluta chinesa e aqueles que desejam mais liberdade de expressão e direito a voto.
As celebrações da data, inclusive, foram marcadas por protestos de ativistas críticos ao governo chinês, que chegaram até mesmo a ser presos - e depois libertados.
A vida secreta no Estado Islâmico revelada por fotos em cartão de memória
Os argumentos de ministro do STF para autorizar a volta de Aécio ao Senado
Em seu discurso na primeira visita que fez à cidade desde que se tornou presidente da China, Xi Jinping fez justamente um alerta sobre atos contra a soberania chinesa que "são inaceitáveis".
"Qualquer tentativa de colocar em risco a soberania e a segurança da China, ou que desafiam o poder do governo centra... ou qualquer tentativa de usar Hong Kong para realizar atividades de infiltração e sabotagem contra o continente será considerada um ato que ultrapassa a linha vermelha e é absolutamente inadmissível", disse ele.
Xi Jinping disse ainda que Hong Kong nunca teve tanta liberdade como tem agora.
No entanto, apesar de a lei aprovada na região quando ela foi devolvida à China afirmar que a cidade deveria ser governada pelo princípio de "um só país, dois sistemas distintos", a recusa do governo chinês em liberar o voto universal para eleger os governantes de Hong Kong tem acirrado os ânimos principalmente dos jovens no país.