Respostas
Resposta:
A Conferência de Berlim, também conhecida como conferência da África Ocidental ou Conferência do Congo, realizou-se em Berlim, de 15 de novembro de 1884 a 26 de fevereiro de 1885, marcando a colaboração europeia na partição e divisão territorial da África. Organizado pelo Chanceler do Império Alemão, Otto von Bismarck, o evento contou com a participação de países europeus (Alemanha, Áustria-Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Rússia e Suécia) mas também do Império Otomano e dos Estados Unidos. O objetivo declarado era o de "regulamentar a liberdade do comércio nas bacias do Congo e do Níger, assim como novas ocupações de territórios sobre a costa ocidental da África."
Foi uma conferência que gerou o Ato Geral da Conferência de Berlim, que partilhava a África em porções divididas para os países participantes, assim como outros acordos.
Foi feita em 1884 - 1885 com grandes potencias da época, como Alemanha, Áustria-Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Rússia e Suécia e buscava o fim da disputa acirrada pela conquista das regiões africanas, algo que deu forma as divisões políticas que conhecemos hoje.
Juntamente disso, a Alemanha se erguia como uma grande nação, dando pavimento aos grandes acontecimentos das próximas décadas.