• Matéria: Geografia
  • Autor: magaligkeppler46
  • Perguntado 6 anos atrás

ME AJUDE POR FAVOR
PRECISO PRA HOJE

Anexos:

Respostas

respondido por: LisaLimaLiru12
0

Resposta:

  1. Demografia do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas do território brasileiro.
  2. No ano 2020, a população brasileira deve ultrapassar os 209 milhões de habitantes e haverá mais idosos e menos crianças no país.
  3. O Brasil possui uma população de 211 755 692 habitantes (2020) em uma área de 8 515 767,049 km², resultando em uma densidade demográfica de 24,9 habitantes por quilômetro quadrado.
  4. A população absoluta do Brasil está estimada em 180 milhões de habitantes. Também é chamada de população relativa. Superpovoamento ou superpopulação: é quando o quantitativo populacional é maior do que os recursos sociais e econômicos existentes para a sua manutenção.
  5. A população brasileira em 1995, de acordo com a PNAD, era de 152 milhões de habitantes. A taxa de mortalidade se manterá estável, com ligeira queda: de 6,87% em 1995 cairá para 6,6% em 2020. A taxa de natalidade tende a uma queda de 20,14% em 1995 para 13,69% em 2020.
  6. Na projeção média da ONU, a taxa de fecundidade brasileira deve cair até o mínimo de 1,6 filho por mulher na década de 2040 e depois subir ligeiramente para 1,7 filho por mulher no final do século.
  7. 6,7 mortes/1.000 habitantes (2018 est.) Definição: Esta entrada fornece o número anual médio de mortes durante um ano por 1.000 habitantes no meio do ano; também conhecido como taxa bruta de mortalidade.
  8. A estimativa da Fundação IBGE para 2010 é de uma taxa bruta de natalidade de 18,67‰ — ou seja, 18,67 nascidos para cada grupo de mil pessoas ao ano — e uma taxa bruta de mortalidade de 6,25‰ — ou seja 6,25 mortes por mil nascidos ao ano. Esses revelam um crescimento vegetativo anual médio de 1,24%.
  9. De 1850 a 1880, entraram no território brasileiro cerca de 5 milhões de imigrantes. Desse total, cerca de 3 milhões se fixaram definitivamente.  Dessa forma, no espaço de tempo que se estende de 1888 até 1914-1918 (período da Primeira Guerra Mundial), teve lugar o maior contingente imigratório.
  10. O Brasil, um vasto país sul-americano, estende-se da Bacia Amazônica, no norte, até os vinhedos e as gigantescas Cataratas do Iguaçu, no sul. O Rio de Janeiro, simbolizado pela sua estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, situada no topo do Corcovado, é famoso pelas movimentadas praias de Copacabana e Ipanema, bem como pelo imenso e animado Carnaval, com desfiles de carros alegóricos, fantasias extravagantes e samba.
  11. A migração pendular é um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. A migração pendular, também chamada de migração diária, é caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país.
  12. Migração sazonal: tipo de migração que se caracteriza por estar ligada às estações do ano. É uma migração temporária, onde o migrante sai de um determinado local, em determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período do ano. É conhecida também de transumância.
  13. Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho.
  14. Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial.
  15. Atualmente, encontra-se em curso no Brasil o processo de desmetropolização, que é a diminuição do crescimento das metrópoles em benefício das cidades menores, sobretudo as cidades médias. Esse fenômeno está acompanhado da desconcentração industrial, em que as grandes empresas e fábricas – antes concentradas nos grandes centros urbanos – passam a se deslocar para cidades menores em busca, principalmente, de menores impostos (ou até a isenção de boa parte deles). Mas vale lembrar que esse processo é lento e gradual, de modo que é errôneo dizer que as grandes cidades não são mais industrializadas.

Espero ter ajudado❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

Perguntas similares