Descreva com suas palavras a definição da dança Xaxado, bem como seus instrumentos utilizados, vestimentas/roupas típicas e seus estilos de músicas e letras:
Respostas
Resposta:
Xaxado é uma dança popular brasileira originada no Sertão de Pernambuco. Foi muito praticada no passado pelo cangaço da região, em celebração às suas vitórias.
Explicação:
O Xaxado é um ritmo de dança bem típicos da região Nordeste do Brasil. Sua origem é um pouco controversa, mas acredita-se que ele surgiu nas regiões do interior do estado de Pernambuco, para depois ganhar o mundo.
Sua raiz é na cultura indígena e seu nome é atribuído a duas origens distintas: o som que os dançarinos fariam com os pés arrastando no chão durante a dança, soando como “xa xa xa” ou a palavra “xaxar”, que seria uma corruptela de outra palavra, no caso “sachar”, que significa capinar, cavar o solo com o sacho.
Como surgiu?
O Xaxado tem uma raiz na cultura indígena, mas sua paternidade propriamente dita não é muito certeira. Alguns autores dizem ser uma adaptação de danças típicas de Portugal, mas a origem mais divulgada e romântica é somente uma: a dança dos cangaceiros, em especial do bando de Lampião!
As primeiras pesquisas datam na década de 20 nas regiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Independente de quem a criou, sua divulgação invariavelmente passa pelos cangaceiros.
Eles usavam o ritmo e a dança como grito de guerra e para celebrar as vitórias. A figura da mulher era substituído por um rifle e a dança era praticada somente pelos homens, pelo menos até Maria Bonita se integrar ao bando. Por conta disso, até os dias de hoje, o Xaxado e cangaço são amplamente ligados.
Características
O Xaxado é dançado aos pares e os grupos dançam animadamente ao som de instrumentos musicais típicos: a zambumba, o pífano, a sanfona e o triângulo, buscando seguir o ritmo original criado pelo barulho dos pés arrastando no chão, ditando o ritmo da dança! Os praticantes seguem se movimentando em fila, como na cultura indígena.
Já a indumentária passa por roupas bem típicas e tradicionais. O básico é usar vestimentas em tons marrons e cáqui, sempre de couro. Essa ideia também faz forte referência aos cangaceiros, pois são materiais fortes que os protegiam dos espinhos da catinga do sertão, além de serem fáceis de se achar nessa região.
Completam o traje o rifle (evidentemente de mentira nos dias de hoje!) e a alpercata nos pés, ajudando a produzir o som típico que marca a dança (elas também são feitas de couro).
Essas são as principais características do Xaxado. Essa dança incrível permeia a cultura popular e atrai os ouvidos de todos para o Nordeste. É mais uma demonstração clara da diversidade da cultura brasileira, que merece ser sempre lembrada e valorizada!