Respostas
Resposta:
A FORMAÇÃO DO POVO GREGO
A Grécia é uma península ao sul dos Balcãs com um litoral muito recortado e um relevo interior montanhoso, o que dificulta as comunicações entre seus vales, tornando, assim, mais fácil o contato entre suas diversas regiões por mar do que por terra. A evolução de sua história foi em parte condicionada pelo seu aspecto geográfico. De maneira geral o solo grego n~/ao era fértil, porém a grande extensão de suas costas compensava, com os produtos do mar, o que a terra negava aos seus habitantes.
Quando os gregos invadiram a península onde iriam desenvolver a mais importante civilização da história da Antiguidade, já encontraram o território ocupado por grupos fortemente influenciados pela cultura cretense, egípcia e fenícia. Contudo, os gregos julgavam-se autóctones, descendentes de Hélen, filho de Deucalião, que havia escapado a um dilúvio provocado por Júpiter, pai dos deuses. Daí o nome de Hélade pelo qual também é conhecida a Grécia e o de helenos dado aos seus habitantes.
Provavelmente de origem indo europeia, os invasores, com uma economia seminômade e pastoril e divididos em tribos, penetraram separadamente na Hélade, nela fixando-se e assimilando alguns aspectos da cultura das populações nativas, entre as quais se destacavam os cários que já haviam atingido a idade dos metais. Uma das primeiras tribos gregas a fixar-se foi a dos aqueus que, após a conquista de Creta, se estabeleceram com duas cidades principais, Micenas e Tirinto, a cujo desenvolvimento se convencionou chamar de civilização creto-miceniana.
Explicação: