• Matéria: História
  • Autor: history007
  • Perguntado 5 anos atrás

“A Revolução Francesa não foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado, no sentido moderno, nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. Nem mesmo chegou a ter ‘líderes’ do tipo que as revoluções do século XX nos têm apresentado, até o surgimento da figura pós-revolucionária de Napoleão. Não obstante, um surpreendente consenso de ideias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva. O grupo era a ‘burguesia’; suas ideias eram as do liberalismo clássico, conforme formuladas pelos ‘filósofos’ e ‘economistas’ e difundidas pela maçonaria e associações informais. Até este ponto os ‘filósofos’ podem ser, com justiça, considerados responsáveis pela Revolução. Ela teria ocorrido sem eles; mas eles provavelmente constituíram a diferença entre um simples colapso de um velho regime e a sua substituição rápida e efetiva por um novo.”
Sobre os filósofos mencionados por Hobsbawm, suas importâncias no desencadear da revolução e suas motivações, é correto dizer que:
Alternativas:

a)Pertenciam, mais das vezes, à nobreza, reproduzindo o modo de vida e as ideias dessa camada social.
b)Afeitos ao liberalismo clássico, pautavam-se por uma crença exacerbada na infalibilidade do mercado; defendiam a privatização de setores da iniciativa estatal na França.
c)Representavam os anseios da burguesia educada, necessárias à manutenção do Estado Absolutista. Desempenhando funções essenciais à organização desse mesmo Estado, os filósofos lentamente ganhavam espaço, defendendo os ideais iluministas.
d)Além dos dois grupos representados, há um expressivo setor de matemáticos engajados na Revolução, inconformados com as condições do ensino da disciplina na França absolutista.
e)Pertencem principalmente ao clero, camada social ocupada da reflexão e preservação do saber, no período.

2)“Numa época de inovação, tudo o que não é novo é pernicioso. A arte militar da monarquia não nos serve mais, pois somos homens diferentes e temos inimigos diferentes. O poder e as conquistas dos povos, o esplendor de sua política e de suas guerras sempre dependeram de um único princípio e de uma única instituição poderosa… Nossa nação já tem um caráter nacional próprio. Seu sistema militar deve ser diferente do de seus inimigos. Muito bem. Então: se a nação francesa é terrível devido ao nosso ardor e capacidade, e se nossos inimigos são desastrados, lentos e frios, então nosso sistema militar deve ser impetuoso.”
Proferido ainda em 1793, o fragmento acima enuncia uma importante mudança na forma do Estado francês a partir da Revolução, qual seja:
Alternativas:
a)A mudança nas finanças públicas, organizadas em torno da figura do Banco da França.
b)As medidas sucessivas de distribuição de terra, fundamentais no alistamento de novos contingentes militares.
c)A mudança estrutural na organização e atuação do exército, agora composto de cidadãos e dedicado ao propósito de defesa da nação francesa.
d)A vinculação entre exército e religião, com a presença de capelães entre as tropas.
e)A ascensão de Napoleão Bonaparte, que certamente serviu de inspiração para o discurso de Saint-Just.

4)“______ pode significar, no primeiro sentido, qualquer distribuição de poder. Quem tem os recursos de poder? Às vezes, as pessoas usam a expressão ______ para se referir ao status quo, à distribuição de poder existente. […] A estrutura do equilíbrio de poder europeu do século XIX que os neorrealistas enfatizam mudou próximo ao fim do século. De 1815 a 1870 cinco principais potências mudaram de alianças com frequência para impedir que alguma delas dominasse o continente. De 1870 a 1907, contavam-se seus potências depois da unificação da Alemanha e Itália, mas a força do crescimento da Alemanha acabou levando ao problema que causou o fim do sistema.”
Apesar de se referir a momentos posteriores do século XIX, a passagem acima remete a um conceito chave das Relações Internacionais, consagrado nos acordos do Congresso de Viena. Logo, as lacunas podem ser completadas com o termo

Alternativas:
a)Princípio da causalidade.
b)Individualismo.
c)Soberania nacional.
d)Princípio da legitimidade.
e)Equilíbrio de poder.

Respostas

respondido por: jogo20game
22

Resposta:

AV1

1 C

2 C

3 C

4 E

5 B

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA


history007: corretíssimo vlw mesmo ajudou muito.
respondido por: andreiabarreto76
4

Resposta:

1 - c)Representavam os anseios da burguesia educada, necessárias à manutenção do Estado Absolutista. Desempenhando funções essenciais à organização desse mesmo Estado, os filósofos lentamente ganhavam espaço, defendendo os ideais iluministas.

2 - c)A mudança estrutural na organização e atuação do exército, agora composto de cidadãos e dedicado ao propósito de defesa da nação francesa.

3 - c)Num episódio bastante conhecido, Napoleão toma a coroa das mãos do papa e coroa a si mesmo, como representação simbólica da origem de sua autoridade.

4 - e)Equilíbrio de poder.

5 - b)A:3, B:1, C: 2 e 4.  

Explicação:

corrigido pelo ava

Perguntas similares