PLANO DE AULA 05
Instituição: Escola Municipal Jardim do Ipê
Etapa: Ensino Fundamental
Ano: 3 Turma: 3º Nº de Alunos: 25
TEMA: Esportes de Marca - Atletismo
CONTEÚDO: Corridas rasas curtas - corridas de velocidade.
RODA INICIAL
Contextualização: Sem barreiras ou obstáculos a serem transpostos, as corridas rasas de velocidade são as de 100, 200 e 400 metros, com saída baixa obrigatória e corrida em raia pré-definida. Ação 1: Iniciar a aula perguntando ‘Quem gosta de correr levanta a mão?’. Se ao menos um aluno não levantar a mão, criar estratégias que o motive a correr, pois é fundamental que todos participem, sem exclusões. Ação 2: Prosseguir com os questionamentos, ‘Como vocês gostam de correr: devagar ou em velocidade?’; ‘Para ser o primeiro a chegar até o final da quadra, você deveria correr devagar ou em velocidade?’; ‘E para darmos uma volta no quarteirão? Como acham que deveríamos correr? Em velocidade também?’. Perguntas como essas, poderão estimular a reflexão em torno do ritmo que deve ser empregado nas corridas curtas e longas, tema da nossa aula.
TAREFAS
Tarefa 1: Com giz branco, fita adesiva, barbante e cordas, demarcar as raias em linha reta ou em torno da quadra esportiva, simulando uma pista de atletismo. Com o auxílio dos alunos, demarcar quantas raias forem necessárias.
Tarefa 2: Dividir os alunos em colunas, de acordo com o número de raias. A partir de diferentes posições (sentado, deitado, ajoelhado, em pé etc.), os alunos deverão correr até o final da quadra e responder a diferentes estímulos oferecidos pelo professor: um apito, até a ordem de largada de provas de velocidade, isto é: ‘em suas marcas’, ‘prontos’, ‘já’.
a) distribuir arcos nas raias. Solicitar que corram pisando dentro deles, apenas com um dos pés de cada vez;
b) aumentar a distância entre os arcos, de modo que os primeiros estejam mais próximos uns dos outros, enquanto que os demais estejam, progressivamente, mais distantes. Os alunos deverão correr, pisando com um dos pés em cada um dos arcos, verificando as alterações necessárias em relação ao ritmo para que não pisem nos arcos;
c) ensinar os educativos de corrida: skipping (elevação dos joelhos, na altura do quadril) e anfersen (elevação do calcanhar, tocando os glúteos).
Observação: Ao executá-los, os alunos deverão ampliar o movimento, transformando-o em uma corrida, utilizando ou não os arcos.
Tarefa 3: Em fileiras, os alunos precisarão executar a saída a partir de posições diferentes (até chegar à saída baixa), respondendo a diferentes estímulos (até chegar à ordem de largada). As distâncias devem ser curtas, dada que a ênfase se concentra na largada, na posição de saída baixa, obrigatória em provas de velocidade.
Tarefa 4: Definir o espaço que deverá ser percorrido e, com o auxílio dos alunos, medir o tempo individual de cada um com um cronometro, anotando-o em uma planilha. Depois, fazer o mesmo em corridas organizadas em duplas, trios ou quartetos, verificando possíveis diferenças em relação aos resultados. Esse será um bom momento para discutir a importância da competição e suas implicâncias positivas e/ou negativas nos resultados.
RODA FINAL
Considerações: Propor a reflexão dos valores inerentes as corridas de velocidade em que os atletas, mesmo querendo chegar à frente dos adversários, deverão largar ao sinal do árbitro, correr um ao lado do outro, sem invadir a raia do adversário para atrapalhá-lo. Ou seja, apesar de quererem vencer, os atletas devem seguir as regras, para não serem desclassificados.
a) Solicite que identifiquem em quais outras situações cotidianas ou modalidades esportivas é possível correr em velocidade e como o atletismo poderia ajudá-los a aprimorar isso.
b) Perguntar para os alunos ‘O que mais gostaram da aula?’.
REFERÊNCIA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. Regras oficiais de competição 2012-2013. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2020.
Ao analisar o Plano de Aula 05, levando em consideração os conhecimentos da disciplina e sua interpretação desse documento fictício, acima apresentado, responda os seguintes comandos:
a) Descreva quais são os componentes básicos de um Plano de Aula;
b) A partir da análise do Plano de Aula acima, indique quais são os componentes básicos que não são apresentados no mesmo;
c) Considerando o Plano analisado e os componentes básicos que não foram contemplados no mesmo, construa os componentes que faltam, seguindo a lógica apresentada no Plano de Aula; d) Descreva quais foram as contribuições que emergiram da ação de análise e construção dos elementos básicos de um Plano de Aula, desprendidas por você, justificando sua resposta.
lipefutsal:
gostaria de ajuda !! Obrigado
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
precisamos da resposta
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás