faca resumo bem elaborada sobre as principais características das sociedades Bizantinas islâmica e carolingia
Respostas
Resposta:
O Império Romano dominou grande parte da Europa e do Norte da África por séculos. Em 395 d.C., esse império perdeu força e dividiu-se em duas partes. A parte ocidental não durou muito: foi conquistada pelos invasores bárbaros em 476. Mas a parte oriental, que ficou conhecida como Império Bizantino, se manteve até 1453. Seu nome deriva da antiga cidade de Bizâncio ( atual Istambul, na Turquia). Com o nome de Constantinopla, a cidade foi a capital do Império Bizantino.
os bizantinos usavam pequenos pedaços de pedra para criar painéis coloridos chamados mosaicos. Também construíram edifícios com grandes cúpulas. Eles adotaram a língua grega em lugar do latim e criaram um novo ramo do cristianismo. Estudiosos bizantinos preservaram a literatura de Roma e da Grécia durante o séculos mais escuros da Idade Média. Em 1054, a igreja bizantina separou-se da igreja católica Romana e passou a ser conhecida como Igreja Ortodoxa.
no período de Justiniano muitos imperadores governaram o Império Bizantino. Um dos mais importantes foi Justiniano I, que reinou entre 527 e 565.
Explicação:
Não sei se está correto porque foi o resumo que fiz para a minha atividade, mas espero ter ajudado.