• Matéria: Sociologia
  • Autor: kira154
  • Perguntado 6 anos atrás

_Mulheres do século XXI equilibram vários papéis e são chefes de família_

Elas não apenas se tornam cada vez mais ativas no mercado de trabalho, como também conciliam a carreira com outras atividades, como a maternidade, o casamento e seus interesses pessoais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de famílias chefiadas por mulheres passou de 22,2%,
em 2000, para 37,3%, em 2010. Os dados do “Censo Demográfico 2010 Famílias e Pesquisa Domicílios resultado da amostra” revelam a mudança no papel das mulheres ao longo dos últimos séculos.A maioria das mulheres contemporâneas pode optar entre casar ou não e, com o avanço da Medicina, elas podem escolher o momento de conceber filhos - ou decidir por não tê-los -, podem viver sua sexualidade livremente e criar seus filhos sozinhas,sem sofrer exclusão perante a sociedade.


_Maternagem


A professora Denise Cardoso, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA), explica que a “maternagem” remete-se aos cuidados com os filhos e pode se dar a partir das expressões de carinho e afeto, cuidados com a saúde, educação e bem-estar da pessoa. Com o mercado de trabalho, as mulheres não deixaram suas atividades de mãe de lado, muito pelo contrário, é nesse momento que elas passam a desenvolver suas atividades políticas, artísticas, lúdicas, entre outras, com mais afinco. “Elas se mantêm como maternais, profissionais e cidadãs conciliando múltiplas tarefas cotidianas”.Entretanto Para a jornalista Glauce Monteiro, mãe do Erick, de dois anos, embora muitas mulheres consigam conciliar as tarefas por meio do “jogo-de-cintura” que só elas têm, muitas ainda sofrem com a pressão da sociedade e da família. “Acho que esse malabarismo de papéis sociais e funções está muito relacionado à imagem da mulher neste século XXI e, em uma sociedade que tem o machismo e as estruturas familiares da mães/dona de casa tão recentes, historicamente, a cobrança para que tudo esteja bem o tempo todo acaba sempre sendo mais intensa para as mulheres do que para os homens”, conta.


Cuidados

A psicóloga Milene Veloso, também professora do IFCH, diz que a inserção das mulheres no mercado de trabalho pode desencadear sentimentos que vão da tristeza à culpa quando as mães precisam sair para trabalhar fora.


Depois de ler a reportagem e discutir com os seus colegas, elabore um texto a


respeito do tema. Para orientar seu trabalho, você pode utilizar as perguntas a seguir:


Quais as principais conquistas femininas desde o século XIX?


Quais os maiores desafios que persistem para a mulher do século XXI?


E os homens têm acompanhado as mulheres nessas mudanças?


As mulheres, hoje, ainda são movidas pelo amor de um homem?


Atualmente, é possível dizer que a mulher tem o mesmo valor na sociedade que o homem?

Respostas

respondido por: criscorreiarer
10

Resposta:

a) Direito de pertencer a si mesma (Estatuto da Mulher Casada que, entre outras coisas, instituiu que a mulher não precisaria mais da autorização do marido para trabalhar, receber herança e, em caso de separação, ela poderia requerer a guarda dos filhos)

Direito à vida (Lei Maria da Penha)

b) assédio sexual, assédio psicológico, abuso sexual, maus tratos

c) por conta dos machismo dhodosmens muitos não tem acompanhamento as mulheres durante o passar dos seculos

d) o amor de um homem pra ela se torna desnecessário pois elas viram independente ao passar dos tempos

e) podemos dizer que alçaram posições em qual antigamente nem se pensavam em te-las. Hoje em dia mulheres e homens possuem o mesmo valor na sociedade

Espero ter ajudado :))

Perguntas similares