Respostas
Resposta: 1. Encontre sua inspiração
2. Faça uma pesquisa de mercado
3. Pesquise a fundo sobre o biografado
4. Organize as informações e escreva
Explicação: Com senso de humor, muita paixão, um pouco de suspense e tudo o mais que compõe uma boa narrativa.
Não importa se o que está descrevendo são fatos reais. O seu livro não precisa ser entediante, pelo contrário.
A vida real não tem forma ou estrutura. Diálogos reais são cheios de hesitação e redundância. Pessoas fazem quase as mesmas coisas todos os dias, comendo feijão com arroz, trabalhando e assistindo TV. Não há um começo e fim grandioso. A morte pode vir com uma ervilha engasgada.
É o seu trabalho tornar tudo isso em algo curioso e fascinante, mostrando uma possibilidade de existência diferente, onde a vida se assemelha um pouco à ficção.
Resposta:
As biografias são livros que se encontram em algum lugar entre a não ficção e os romances. Em tese, elas descrevem a vida de uma pessoa real de maneira fiel e precisa. Mas, para que a leitura seja interessante, não basta apenas listar os fatos.
Explicação: 1 Encontre sua inspiração
Não estamos falando da inspiração como uma lâmpada que subitamente se acende sobre a cabeça de um escritor, muito menos estamos sugerindo que essa luz precise estar acesa durante todo o projeto criativo.
Quando falamos de inspiração, queremos dizer que, para escrever uma biografia interessante, você deve encontrar uma pessoa que realmente inspire você a escrever um livro.
Alguém cuja vida ou pensamentos foram tão ricos que seria um prazer para você (ainda que cheio de desafios) pesquisar, escrever e publicar ebook biográfico sobre essa pessoa. E, de preferência, alguém que também é capaz de atrair alguns leitores.
O biografado pode ser uma pessoa muito famosa, mas nem sempre isso é necessário, desde que se tenha uma história bastante interessante a contar.
Por exemplo, sendo o biografado um sobrevivente com grandes feitos durante a guerra, mesmo que o seu nome não seja conhecido ainda, a biografia poderia atrair diversos leitores interessados em sobreviventes da guerra.
Tendo em mente quem inspira você e quais são os pontos mais interessantes da vida dessa pessoa, você pode pensar em um tamanho estimado para a biografia e em qual tema ela seria centrada.
Algumas pessoas têm vidas cheias de altos e baixos capazes de prender um leitor por algumas centenas de páginas. Outras merecem biografias focadas em um momento específico no qual eventos grandiosos aconteceram.
Para compreender melhor qual deve ser o ponto central dessa biografia, você deve perguntar a si mesmo por que você quer escrevê-la. O tema estará na sua resposta.
2. Faça uma pesquisa de mercado
É sempre uma boa ideia garantir que um projeto de ebook é comercializável antes de começar a pesquisar ou escrever. Quando se trata de biografias e autopublicação, isso não é diferente.
As biografias são livros que exigem muita pesquisa e trabalho duro, além de muitas vez ser necessário conseguir permissão do biografado ou de sua família para publicar livro. É um esforço muito grande se o seu livro não trouxer resultados.
3. Pesquise a fundo sobre o biografado
Muito bem, projeto validado. Agora é hora de arregaçar as mangas e começar a pesquisa para escrever livro. E haja pesquisa!
Para facilitar o seu trabalho, você pode organizar os tipos de pesquisa que podem ser feitos em ordem de quais são mais fáceis e mais úteis para o seu projeto. Dependendo da época e lugar onde o biografado vive ou viveu, as estratégias podem ser bem diferentes.
Visite bibliotecas e museus. Leia artigos e entrevistas. Compre livros, revistas e o que for. Procure especialistas no assunto. Se possível, viaje para os locais onde o biografado esteve, como instituições de ensino, por exemplo.
4. Organize as informações e escreva
A pesquisa está pronta e você já sabe tudo o que precisa saber sobre a vida do biografado. Agora começa outra etapa: organização e escrita.
Como já falamos, a biografia, em muito, se assemelha a um romance. Isso porque, muitas vezes, ela tem estrutura narrativa e deve ser escrita de forma cativante. Mas, ainda mais do que em qualquer romance, é importante planejar o “enredo” ou “roteiro” da biografia antes de escrevê-la.
Existem, de fato, algumas biografias que aderem a um modelo diferente. São estruturadas em tópicos, mencionam todos os detalhes possíveis e têm milhares de páginas. Essas biografias costumam ser sobre pessoas muito famosas e têm um enorme apelo estético. Não é uma boa ideia para um ebook.
Uma leitura que informe sobre os eventos e questões mais importantes da vida do biografado, de forma que o leitor sinta que aprendeu algo novo e intrigante com a leitura. Ou seja, nada de detalhes triviais.
A seguir, você deve pensar em como deve ser a estrutura da biografia. Em geral, os autores de biografias optam pela ordem cronológica, mas você também pode organizar em tópicos, entrevistas e até mesmo “in media res”, isto é, começando pelo meio da história (ex.: auge da fama) e voltando para o começo, com flashbacks da “origem” do biografado.
E, depois de tudo isso, é hora de escrever
Com senso de humor, muita paixão, um pouco de suspense e tudo o mais que compõe uma boa narrativa.
Não importa se o que está descrevendo são fatos reais. O seu livro não precisa ser entediante.
ficou grande kskskkskk mas eu aprendi assim, bons estudos=)