• Matéria: Química
  • Autor: joaopedroalulmb
  • Perguntado 6 anos atrás

urgenteeee
2) Uma das aplicações explicadas
pelo modelo atômico de
Rutherford-Bohr é o fenômeno de
emissão de luz de
de coloração
característica que pode ser
observado na queima de fogos de
artifícios, em letreiros luminosos e
em testes de chama. Este último,
realizado em laboratório, permite a
identificação de elementos
metálicos. Este efeito é conhecido
como:
a. Efeito fotoelétrico.
b. Salto quântico.
c. Efeito Mpemba.
d. Efeito Compton.
e. Efeito Estérico.

Respostas

respondido por: beatrizablima2002
7

Resposta:

b) Salto Quântico.

  • Vou explicar usando os fogos de artifício como exemplo:

Em um átomo existem apenas algumas órbitas circulares onde os elétrons permanecem, sendo que cada uma tem seu respectivo número de energia. Quando um elétron permanece em sua determinada órbita, diz-se que está em seu estado fundamental.

Porém, para que um elétron passe para um nível maior de energia ele precisa absorver um fóton (quantum de energia) de algum meio externo, como o calor do fogo, por exemplo. Nos fogos de artifício há um pavio que, ao ser acendido, inicia a combustão, fornecendo assim energia para os átomos de determinado elemento químico. Desse modo, o elétron “salta” de um nível de menor energia para um de nível superior.

Entretanto, o estado fundamental é mais estável que o excitado, por isso, imediatamente este elétron retorna para a órbita anterior. Mas, para isso, ele precisa perder a energia que ganhou; e ele faz isso emitindo certa quantidade de energia radiante, sob forma de um fóton de comprimento de onda específico, relacionado com uma determinada cor.

Como cada elemento químico possui órbitas com níveis de energia com valores diferenciados, o fóton de energia emitido será diferente para cada um. Por isso, cada elemento químico emitirá uma cor característica.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares