Com base no mapa da página 90 e no texto do
Capítulo, responda:
a) Que regiões faziam parte do Vice-Reino da
Nova Granada? Qual foi o papel desempe-
nhado por Bolívar no processo de indepen-
dência dessa região?
b) Por que o processo de independência do
Vice-Reino da Nova Espanha difere dos de-
mais? Como a emancipação da região foi
realizada?
c) A unidade política da América espanhola
se manteve após a independência? Justifi-
que.
Respostas
Resposta:
2. a) Equador, Venezuela, Colômbia e Panamá. O papel de empenho por Simón Bolívar foi o de liderar a guerra pela independência da região.
b) Enquanto as outras regiões foram marcadas por movimento tos urbanos, conduzidos pelas elites, o processo de independência do Vice-Reino da Nova Espanha teve forte atuação camponesa. À medida que a revolta avançava, os rebeldes tomaram as propriedades dos chapetones e dos criollos. Temendo a crescente radicalização do movimento, criollos e chapetones tomaram a iniciativa de negociar diretamente com a Coroa espanhola a independência do México.
c) A América espanhola fragmentou-se em diversos países independentes. O único vice -reino a manter certa unidade política após sua emancipação foi o Vice-Reino da Nova Espanha , atual México.
Explicação:
espero ter ajudado
a) Fazia parte do vice-reino da Nova Granada, regiões que atualmente são os países da Colômbia, Nicarágua, Costa Rica, Equador e Panamá, segundo o mapa.
O papel de Simón Bolívar neste processo de independência foi importante consolidando a independência da região em 1819, na Batalha de Boicá contra os espanhóis, da qual Nova Granada com a presença de Bolívar sai vencedora e conquista sua independência.
b) O processo de independência da Nova Espanha foi diferente do processo das outras regiões porque ele foi iniciado por dois padres: Hidalgo, em 1808 e Morellos, em 1811, que lutavam contra as precárias condições de vida em que a maior parte da população vivia.
Nas outras regiões, as lutas pela independência estão relacionadas com a conquista de Napoleão Bonaparte sobre a Espanha, onde José Bonaparte assumiu o poder do trono espanhol. A elites criollas fiéis à Coroa espanhola, não reconheciam a autoridade dos franceses.
c) Não houve unidade política após a independência da América Espanhola. Simón Bolívar tinha o ideal de formar uma Confederação entre todos os países, mas o que foi formado naquele momento foi a Grã-Colômbia (Colômbia, Venezuela e Equador), que existiu entre 1819 e 1831.
A existência de diferentes interesses dos líderes locais (caudilhos) em manter suas lideranças e o domínio em seus países impediram que o projeto de unificação da região se tornasse concreto. Desta maneira o território se manteve fragmentado, com grande desigualdade social e instabilidade política.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/45859438