explique o que ocorreu na América Central no ano de 1821 e informe o que ocorreu dois anos depois
Respostas
Resposta:
Sob a influência e os movimentos independentistas do resto da América continental sem luta nem guerra em 1821, em 1821, Chiapas declarou a sua independência da Espanha, decisão que foi imitada em 15 de setembro pela Província da Guatemala. A data é ainda considerada como o dia da independência de todas as nações da América Central, exceto para Panamá que comemora em 28 de novembro sua independência da Espanha. O chefe político superior da Província da Guatemala, Gabino Gainza, permaneceu à frente do governo interino. Também as províncias de El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica proclamaram, em diferentes datas, a absoluta independência da Espanha.
A independência foi de curta duração, já que surgiu a ideia de anexar-se ao Primeiro Império Mexicano de Agustín de Iturbide, uma decisão que os conselhos locais foram consultados. Em 5 de janeiro de 1822, depois que recebeu os votos da maioria dos municípios, o governo da Guatemala declarou a anexação da América Central ao México. Esta decisão foi fortemente contestada pelos liberais centro-americanos que se opuseram a esta abordagem, por El Salvador, e não teve qualquer simpatia em algumas populações de Honduras, Nicarágua e Costa Rica, mas um exército mexicano sob o comando do general Vicente Filisola ocupou a Cidade da Guatemala e, em seguida, invadiu e ocupou El Salvador, apesar dos salvadorenhos proclamarem a sua união com os Estados Unidos da América.
Quando México tornou-se uma república no ano seguinte, a América Central se aproveitou do direito de decidir seu próprio destino. Na Guatemala se reuniram na Assembleia Nacional Constituinte as Províncias Unidas da América Central, a 1 de julho de 1823, declarando independência da Espanha, México, e de qualquer outra nação estrangeira, e estabeleceu-se um sistema de governo republicano.
A América Central, defendeu a criação dos direitos humanos e dos seus cidadãos, abolida de maneira total e permanente a escravidão, fato histórico, não pode ser devidamente reconhecido em todo o continente.
Explicação:
Resposta:
A América Central, defendeu a criação dos direitos humanos e dos seus cidadãos, abolida de maneira total e permanente a escravidão, fato histórico, não pode ser devidamente reconhecido em todo o continente.
Explicação: