3. A imagem é uma fotografia em preto e branco e foi tirada por ocasião da visita de
Getúlio Vargas ao município de Lobato (BA). Em primeiro plano, vemos (à esquerda)
a inconfundível imagem de Vargas, de terno de linho branco e chapéu-panamá.
À direita, um trabalhador com um filho no colo. Atrás deles está um grupo de
trabalhadores. Observe a foto com atenção e responda às questões.
a) O que está acontecendo na cena?
b) Há algum indício na foto de que Getúlio buscou impressionar os presentes
positivamente?
c) Como se pode classificar esse gesto de Vargas, politicamente?
d) Nas campanhas políticas atuais é possível perceber a adoção de práticas
semelhantes à que a foto mostra?
Respostas
Explicação:
A) Getúlio Vargas tira uma cédula da carteira e dá ao filho de um trabalhador, que esboça um sorriso em agradecimento. Os outros trabalhadores obseram a cena admirados com a atitude de Vargas.
D) Faz do populismo de Vargas oferecer algo, para despertar no trabalhador sentimentos de gratidão. Com esse gesto, ele busca aprofundar a relação direta que mantem com os trabalhadores, ganhando assim, mais votos/ seguidores
não sei as outras, desculpe
A - Na cena que retrata a visita de Getúlio Vargas ao município de Lobato na Bahia, acontece um momento de descontração entre os presentes, onde o então presidente quebra o clima de seriedade, sorri e se diverte junto ao povo.
B - Sim, Getúlio procurou impressionar os presentes ao presentear a criança de colo segurada pelo pai possivelmente com uma cédula de dinheiro de baixo valor, algo que encanta a criança e as pessoas ao redor que se agradam com o gesto de generosidade.
C - Politicamente, o gesto de Vargas se classifica como populismo, ocasião onde os políticos se reúnem com o povo, procuram conversar de igual e para igual, quase sempre oferecendo presentes ou benefícios, alguns que serão realizados e outros não, apenas para garantir a simpatia do povo.
D - Sim, há muitos políticos atuais que utilizam de técnicas populistas para se aproximar do povo, sempre distribuindo gratificações e demais presentes que reforçam certa fidelidade.
Populismo de Getúlio Vargas
Assim, é possível concluir que muitos políticos estimulam a afetividade do público eleitoral, expressando carinhos e demonstrando benevolências de modo a captar seus votos e se garantir como uma figura simpática.
Mais sobre a Era Vargas: brainly.com.br/tarefa/3425590