Respostas
Resposta:
O copo plástico descartável é um produto muito consumido pela população, devido à sua praticidade e ao seu baixo custo para o consumidor. É muito utilizado em escritórios, festas infantis e eventos diversos, tendo ainda a vantagem de ser um produto que não provoca acidentes, como os copos de vidro.
A norma brasileira para Copos Plásticos Descartáveis - NBR 14.865 – foi publicada em 2002, tendo sido definidos, na ocasião, os critérios mínimos para assegurar a qualidade do produto oferecido ao consumidor. Segundo o Instituto Nacional do Plástico - INP, entidade que congrega as maiores associações representativas do setor de plástico, como a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico, a Associação Brasileira da Indústria Química e o Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas do Estado de São Paulo, a elaboração da norma teve ativa participação do empresariado.
No entanto, a despeito desses fatos, o próprio programa de qualidade setorial, coordenado pelo INP, que verificou, nos últimos 02 anos, a qualidade dos copos plásticos descartáveis e abrangeu todas as marcas disponíveis no mercado, constatou que o setor produtivo não procurou se adequar aos requisitos normativos. Isso se refletiu, certamente, no mercado de consumo, pois foram registradas, pela Ouvidoria do Inmetro, no mesmo período, reclamações sobre a qualidade dos copos plásticos.
As principais reclamações registradas são:
- falta de resistência do produto: os copos rompem facilmente;
- "paredes finas": causa problemas como a proteção inadequada contra a temperatura dos líquidos no interior dos copos e obriga o consumidor a usar dois copos, um dentro do outro, para alcançar uma resistência mínima;
- número de unidades em cada embalagem, muitas vezes diferente do que o declarado no rótulo.
Explicação passo-a-passo:
Espero ter ajudado