• Matéria: História
  • Autor: annaklara2123
  • Perguntado 5 anos atrás

UUNHECIMENTO
1. A civilização de Creta se destacou no período minoico. Comente a cultura e a economia cretenses

por favor gente Me ajuda essa questão para enviar até amanhã ​

Respostas

respondido por: rosanadidomenico
3

Resposta:

Explicação:

Economia: Os cretenses destacaram-se no comércio marítimo, principalmente com ilhas próximas e com a Grécia continental. Exportavam azeite, objetos de cerâmica, joias, lã e artigos de metal. Portanto, a economia de Creta era baseada quase que exclusivamente nas atividades marítimas.

Cultura: Na arquitetura destacou-se a construção de grandes e luxuosos palácios, como, por exemplo, o palácio de Cnossos, Festos e Mália. Estes palácios caracterizavam-se pela presença de muitos cômodos, escadarias, jardins e longos corredores.

No campo das artes, os cretenses destacaram-se na pintura de lindos e coloridos afrescos, esculturas de metais, confecções de joias e peças de cerâmica. A temática mais presente na arte cretense era o mar.

Na religião, os cretenses eram muito ligados à figura da mulher. Imagens femininas aparecem em afrescos e esculturas ligadas à práticas religiosas. A deusa-mãe, segurando serpentes nas mãos, tinha grande importância para os cretenses. O touro também possuía uma certa importância no cenário religioso cretense, provavelmente em função da imagem da fertilidade. Os cretenses realizavam várias festas em homenagem ao touro, em que homens pulavam nas costas do animal.

A mitologia minoica também foi muito rica. O principal mito cretense é o do Minotauro representado por um forte homem com cabeça de touro. Este monstro, que habitava o labirinto, foi morto pelo herói grego Teseu. Os mitos de Dédalo e Ícaro também estão relacionados à cultura minoica.


annaklara2123: Obrigada
rosanadidomenico: de nada!
SrtaNaomi: licençaa
SrtaNaomi: tem um resumo da economia??
SrtaNaomi: tah mt grande pro livro
respondido por: ana2018082
1

Olá, tudo bem?

A cultura de Creta era marcada por uma religião politeísta (acreditava em vários deuses) e panteísta (deuses hierarquizados e com funções específicas), por uma forma de produção de artesanato decorativo (com destaque especial para as cerâmicas) e com um discurso fortemente marcado pela mitologia,  tendo sido antepassados dos gregos.

A economia era baseada no comércio: o território cretense, relativamente pequeno, era inadequado para a prática da agricultura, de modo que dependiam do comércio de bens de consumo por alimentos com outros povos para se manter.

Espero ter ajudado. Bons estudos (✿◕‿◕✿)

Perguntas similares