Respostas
Resposta:
Sabe-se que atualmente com o crescimento assustador da globalização, alguns conceitos que identificavam e determinavam alguns fatores tomaram novos rumos. Entre eles as idéias que norteiam a escola.
A escola tem o objetivo cordial de repassar de forma contextualizada o grande patrimônio cultural da humanidade. Hoje com o sistema neoliberal vigente e a emancipação da “pedagogia toyotista”, onde Lombardi et al (2002) explanam que esta pedagogia é baseada em adquirir competências cognitivas que valorizam o capital e a produção de trabalhadores flexíveis. Diante desta situação, a disciplina de Educação Física ficou marginalizada. Pois não se encaixa nos padrões seletivista do vestibular.
A idéia do presente estudo é relacionar a disciplina de Educação Física dentro da escola com as narrativas de Tomaz Tadeu da Silva, em seu livro intitulado “Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais”
De acordo com Silva (2000), identidade é simplesmente aquilo que se é: “sou brasileiro”, “sou negro”, “sou heterossexual”, “sou jovem”, “sou homem”. A identidade assim concebida parece ser uma positividade (“aquilo que sou”), uma característica independente, um “fato” autônomo. Nessa perspectiva, a identidade só tem como referência a si própria: ela é auto-contida e auto-suficiente.
Então, o que é a Educação Física Escolar? Segundo Brasil (2000) é tarefa da Educação Física Escolar, portanto, garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção de um estilo pessoal de exercê-las e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente.
Outra definição mais abrangente é apresentada por Bracht (1989), onde explica que o tema Educação Física é o movimento corporal ou o movimento humano com determinado significado/sentido, que por sua vez, lhe é conferido pelo contexto histórico-cultural. O movimento que é tema da Educação Física é o que se apresenta na forma de jogos, de exercícios ginásticos, de esporte, de dança etc. Estes movimentos não são propriedade exclusiva desta área ou desta prática pedagógica, muito pelo contrário ,a Educação Física apondera-se em maior (ou menor grau ou foi ela que foi instrumentalizada?) destas atividades corporais pedagogizando-as (ou pretendendo pedagogizá-las). Estas atividades possuem um determinado código que denuncia seu condicionamento histórico, expressam/comunicam um sentido, incorporam-se a um contexto que lhes confere sentido.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO...