2)
Um dos artefatos gerados, quando é realizada a modelagem de dados utilizando o modelo de entidades e relacionamentos, é o diagrama de entidade-relacionamento (DER). Entre os diversos elementos que podem compor um DER, é possível citar as seguintes formas geométricas: elipse, retângulo, losango e triângulo. Cada um dos elementos citados representa um objeto, característica ou ação do mundo real.
Observe a figura a seguir, referente a uma pequena fração de um DER, e responda: o que se pode concluir a partir da análise da figura?
a)
ALUNO é um atributo.
b)
ALUNO se relaciona com DISCIPLINAS.
c)
A entidade ALUNO apresenta uma chave composta com os atributos MATRÍCULA e CPF.
d)
A entidade ALUNO apresenta somente CPF como chave primária.
e)
O atributo BOLSA DE ESTUDO da entidade ALUNO é multivalorado.
Respostas
Resposta:
LETRA C - A entidade ALUNO apresenta uma chave composta com os atributos MATRÍCULA e CPF.
Explicação:
A entidade ALUNO tem uma chave composta, e a referida chave é composta pelos atributos CPF e MATRÍCULA. No DER, as entidades são representadas por retângulos; logo, ALUNO não é um atributo. Observando-se a figura, não é possível determinar com qual (ou quais) entidade a entidade ALUNO se relaciona; logo, ALUNO não se relaciona com DISCIPLINAS. Todo atributo-chave é representado por uma elipse com texto sublinhado ou totalmente preenchida. CPF pode ser considerada uma chave da entidade ALUNO; entretanto, não pode ser considerada uma chave primária, pois ela não é capaz de identificar a entidade ALUNO, de forma única, se não estiver associada ao atributo MATRÍCULA. Atributos multivalorados são representados por elipses de borda dupla; logo, BOLSA DE ESTUDOS é um atributo simples.