• Matéria: Geografia
  • Autor: leiteemily90
  • Perguntado 6 anos atrás

De acordo com o que estudou sobre trabalho e renda, explique a diferença entre força de trabalho, mão de obra desocupada e mão de obra subutilizada.


Kemari: oi?
Kemari: já responderam pra vc?

Respostas

respondido por: igorsbarbosa
4

Resposta:

O desemprego cresceu em 14 dos 27 estados do país, no primeiro trimestre de 2019. No Brasil, a taxa de desocupação no período foi de 12,7%, 1,1 ponto percentual acima do trimestre anterior (11,6%) e 0,4 ponto percentual abaixo do primeiro trimestre de 2018 (13,1%). Na prática, significa que, ao todo, são 13,4 milhões de pessoas estão sem ocupação. Se forem incluídas aquelas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego (força de trabalho potencial), o número sobe para 21,6 milhões de trabalhadores fora do mercado, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad-Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego não foi uniforme. A desocupação foi maior no Amapá (20,2%) e menor em Santa Catarina (7,2%). Ainda de acordo com o IBGE, no primeiro trimestre de 2019, a taxa de subutilização da força de trabalho (desocupados, subocupados por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial) foi recorde, chegando a 25%, e atingiu 28,3 milhões de pessoas, a maioria delas no Piauí (41,6%), Maranhão (41,1%) e Bahia (40,4%)

Explicação:

espero que isso ajude

Perguntas similares