Respostas
A obesidade pode ser definida de uma maneira simplificada como o acúmulo excessivo de gordura corporal, sob a forma de tecido adiposo, sendo conseqüência de balanço energético positivo, capaz de acarretar prejuízos à saúde dos indivíduos14. Sabe-se ainda que a etiologia da obesidade é multifatorial, estando envolvidos em sua gênese tanto aspectos ambientais como genéticos1.
As práticas alimentares como determinantes diretos do aumento da obesidade têm sido reconhecidas em inúmeros estudos28-30.
As práticas alimentares como determinantes diretos do aumento da obesidade têm sido reconhecidas em inúmeros estudos28-30.Entre os adolescentes, a alimentação inadequada, caracterizada pelo consumo excessivo de açúcares simples e gorduras, associada à ingestão insuficiente de frutas e hortaliças, contribui diretamente para o ganho de peso nesse grupo populacional13.Estudo conduzido nos Estados Unidos por Liebman et al.31, envolvendo 1.817 adultos, revelou associação positiva entre sobrepeso/obesidade e consumo de bebidas com adição de açúcar, consumo de grandes porções de alimentos, refeições realizadas concomitantemente com outra atividade, e tempo despendido assistindo televisão. Em contrapartida, o aumento do consumo de frutas e hortaliças tem apresentado associação negativa com o ganho de peso32.
As práticas alimentares como determinantes diretos do aumento da obesidade têm sido reconhecidas em inúmeros estudos28-30.Entre os adolescentes, a alimentação inadequada, caracterizada pelo consumo excessivo de açúcares simples e gorduras, associada à ingestão insuficiente de frutas e hortaliças, contribui diretamente para o ganho de peso nesse grupo populacional13.Estudo conduzido nos Estados Unidos por Liebman et al.31, envolvendo 1.817 adultos, revelou associação positiva entre sobrepeso/obesidade e consumo de bebidas com adição de açúcar, consumo de grandes porções de alimentos, refeições realizadas concomitantemente com outra atividade, e tempo despendido assistindo televisão. Em contrapartida, o aumento do consumo de frutas e hortaliças tem apresentado associação negativa com o ganho de peso32.Segundo Nicklas et al.33, as causas dietéticas da obesidade são complexas e ainda pouco estudadas. No entanto, acredita-se que mudanças recentes no padrão alimentar, como maior consumo de refeições fora de casa, aumento do consumo de bebidas adicionadas de açúcar, consumo de porções de alimentos cada vez maiores e freqüência das refeições foram decisivas para a instalação da epidemia de obesidade.
explicação:
sei que ficou grande,mas esse assunto é muito abrangente, então vão ter que criar a própria resposta caso vocês não queiram escrever tudo(sugiro começar do antepenúltimo parágrafo).Espero ter ajudado!(◍•ᴗ•◍)